Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SGG apresenta Sistema de Monitoramento Estratégico à Prefeitura de Novo Hamburgo

Publicação:

A metodologia de acompanhamento, avaliação, controle e gerenciamento das ações que integram os 89 projetos estratégicos do Governo do Estado foi apresentada no final da tarde de quarta-feira, 18, pela secretária-geral de Governo (SGG), Miriam Marroni, a integrantes da Prefeitura de Novo Hamburgo. O Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) foi elaborado para superar problemas decorrentes das deficiências estruturais da máquina pública e das dificuldades históricas das finanças do Estado. A partir desta ferramenta de gestão, o Governo alia planejamento, monitoramento e avaliação para fazer com que as ações dos projetos e programas governamentais cumpram efetivamente com os objetivos estratégicos.

A titular da SGG, Miriam Marroni destacou que um dos pontos principais desse processo é assegurar a transversalidade na execução dos projetos, de modo a avaliar melhor a condução das políticas públicas. Este instrumento não é um produto acabado. Requer autoavaliação constante e superação de limites, de modo a aprimorar ainda mais as ações do governo em busca do desenvolvimento harmônico e sustentável do Estado, do fortalecimento da economia e do combate à pobreza, sustentou.

Histórico
Os primeiros passos na montagem do SME foram dados no final de 2010, com os contatos iniciais com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e visitas a órgãos públicos de outros estados que adotaram metodologias diferenciadas de gestão. Com base em documentos apresentados durante os debates eleitorais - o Programa de Governo e a Carta aos Gaúchos e Gaúchas - foram constituídos o mapa, eleitas as prioridades e os objetivos estratégicos, além da carteira dos projetos estratégicos e a definição das secretarias responsáveis.

Para mensuração e avaliação, foram definidos indicadores de desempenho e estabelecido o Ciclo de Monitoramento, por meio do qual é acompanhado o andamento dos 89 projetos considerados prioritários. O ciclo é composto de cinco etapas, cada qual com objetivos e funções definidos, entre eles o estabelecimento de diagnóstico, o alinhamento de informações e dados, a avaliação pontual e análise de perspectivas, focada na previsão de problemas e correção de rumos. Algumas destas fases ocorrem na Sala de Gestão, ambiente localizado no Palácio Piratini em que é possível visualizar, em cinco telões, e com a ajuda do sistema operacional do monitoramento estratégico, o andamento dos processos dos projetos prioritários para o Governo do Estado.

Na semana passada, o SME foi apresentado a integrantes do governo de Canoas e a deputados da base aliada do governo na Assembleia Legislativa.

Texto: Yara Pereira
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul