Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) inclui redes municipais neste ano

Aplicação das provas ocorre de 17 a 27 de outubro com a participação de cerca de 440 mil estudantes

card Educação
-

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS) e a Federação as Associações de Municípios (Famurs), promove, de 17 e 27 e outubro, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). De forma inédita, as avaliações serão aplicadas em escolas estaduais e municipais de todo o Estado. A iniciativa visa fornecer evidências sobre a Educação Básica, qualificar a educação gaúcha e subsidiar a política de distribuição do ICMS a partir de resultados educacionais.

Serão avaliados 439.443 estudantes, sendo 224.018 da rede estadual e 215.425 das redes municipais. O teste de proficiência é baseado nas competências e habilidades da matriz curricular de Língua Portuguesa e Matemática.

Estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental farão dois dias de testes: um de Língua Portuguesa e um de Matemática. Estudantes do 5º e 9º Ano do Fundamental, além do 3º Ano do Médio, realizarão os testes em um só dia.

A metodologia aplicada pelo Saers 2022 visa coletar informações sobre a maior quantidade possível de estudantes e escolas e permite comparar os resultados em uma série histórica. A participação da Rede Pública Municipal no Saers neste ano agregará uma grande quantidade de novos dados, aperfeiçoando os indicadores e dando maior profundidade à avaliação.

Índice municipal

A partir da novidade de incluir as escolas das redes municipais na nas aplicações anuais do Saers em Língua Portuguesa e Matemática, será calculado o Índice Municipal da Qualidade da Educação do Rio Grande do Sul (Imers). Esse Índice acompanha, a partir deste ano, o nível e a variação do desempenho dos estudantes dos municípios no RS.

O Saers foi criado em 2005, inicialmente como uma avaliação piloto de forma amostral, com aplicação para o 3º e o 6º Ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio. Entre 2007 e 2011, a avaliação foi aplicada anualmente. Após um hiato, a aplicação ocorreu novamente em 2016 e 2018, com a aplicação para o 2º e o 6º Ano do Ensino Fundamental e o 1º Ano do Ensino Médio.

Em 2022, em seu novo formato, o Saers será aplicado para o 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio das redes pública estadual e municipais.

• Clique aqui e acesse detalhamento do projeto.

Texto: Ascom Seduc