Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sistema de Consultas Integradas possibilita investigação sobre ameaças contra juíza

Publicação:

As investigações que levantam suspeitas de envolvimento de dois PMs em ameaças feitas à juíza Elaine Maria do Canto foram possíveis graças à auditoria que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou no Sistema de Consultas Integradas (SCI). A ferramenta de investigação permite o acesso a informações armazenadas em diferentes bancos de dados do Poder Público.

Seu uso pode ser monitorado, a qualquer momento, pela Secretaria da Segurança Pública, permitindo a identificação de quem o utilizou e quais dados foram pesquisados, pois todos os acessos dependem de senha e ficam gravados no sistema. As informações obtidas, por meio dessa auditoria, foram repassadas ao Ministério Público, que assumiu as investigações sobre as ameaças de morte sofridas pela magistrada por seu trabalho em processos da 2ª Vara do Júri. Tão logo soube da situação, a SSP ofereceu proteção à juíza, porém o próprio Poder Judiciário assumiu essa tarefa.

Desde 2011, o Governo do Estado determinou total rigor no controle da utilização do sistema de informações, declarou o secretário da Segurança Pública, Airton Michels. Todo o desenvolvimento e manutenção do SCI é realizado pela Procergs.

Texto: Nilza do Carmo Scotti
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul