Sistema de Participação Popular e Cidadã é apresentado no Uruguai
Publicação:
O Sistema de Participação Popular e Cidadã, em implantação no Rio Grande do Sul, já é referência para debates sobre participação no Brasil e também em outros países. Depois de ter sido apresentado em Tocantins, o Sistema fez parte da discussão sobre participação no II Laboratório de Políticas Locais (LPL), ocorrido em Montevidéu, no Uruguai. Na última sexta-feira (7), o coordenador Regional de Participação Popular e Cidadã da região da Campanha, Mateus Azevedo, palestrou sobre o Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, desencadeado juntamente com os Coredes, Comudes e demais atores sociais, durante este ano.
O Brasil também estava representado neste evento pelo diretor de Governança da Prefeitura de Porto Alegre, Plinio Zalewski Vargas, que explanou sobre o Orçamento Participativo (OP), desenvolvido no município e as inovações na democracia participativa implantadas pela atual gestão. Participaram do evento vereadores, prefeitos e representantes de municípios uruguaios como Montevidéu, Rivera, Tacuarembó e Artigas, e também de Rosário (ARG), entre outros agentes políticos sul-americanos.
O II Laboratório de Políticas Locais objetiva fomentar os debates pertinentes ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) e América do Sul, além de propor alternativas para as dificuldades enfrentadas pela região. Este evento serviu para nos integrar ao debate que os municípios do Mercosul tem feito sobre democracia participativa e outros temas, além de possibilitar que apresentássemos o atual Sistema que estamos construindo, relata o coordenador regional, Mateus Azevedo. De acordo com Azevedo, muitos participantes consideraram o atual sistema de democracia participativa implantado no RS como algo inovador, o que motivou novos convites para palestrar sobre o tema em outros departamentos do Uruguai.
Foto: Carine Prevedello
Edição: Redação Secom - fonte (51) 3210-4305