Sistema RedeSim, ferramenta que agiliza aquisição de alvará de empresas, chega a 203 municípios no RS

JucisRS card
-

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), em parceria com o Sebrae/RS e prefeituras, contabilizam nesta segunda-feira (19/8) um contingente de 203 municípios integrados à RedeSim. As cidades que aderiram ao novo sistema são Braga, Miraguaí, Travesseiro, Canudos do Vale, Saldanha Marinho, Coronel Barros, Condor, Bom Retiro do Sul, Nova Alvorada e Lindolfo Collor. Antes da implantação da RedeSim, a média de tempo para a aquisição do alvará de uma empresa de pequeno porte e baixo risco era de 90 dias. Hoje, dependendo da complexidade, o prazo é de até três dias.

Na avaliação do presidente da JucisRS, Flávio Koch, o número de municípios integrados à rede é muito significativo e contempla quase 50% dos 497 municípios do Estado. Para ele, a adesão dos gestores municipais e de suas respectivas secretarias é uma conquista para a desburocratização do registro mercantil no RS. “Não mediremos esforços para que todas as cidades possam ter acesso a essa ferramenta e suas vantagens”, afirmou, destacando que a RedeSim vem ao encontro do projeto DescomplicaRS, lançado pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal. Com esse projeto, o Executivo pretende reduzir o excesso de burocracia nos serviços públicos, além de revogar decretos ultrapassados.

Para Koch, a RedeSim é fundamental para promover o empreendedorismo, impulsionando a economia e a geração de empregos. Outra vantagem da ferramenta é a integração de sistemas de órgãos governamentais, em diferentes esferas (municipal, estadual e federal), o que permite um processo simplificado e sem duplicidades. “Temos uma maior segurança no processo de abertura de uma empresa, já que o empreendedor não precisa se deslocar a diferentes órgãos licenciadores, reduzindo assim a burocracia”, ressalta o gestor da autarquia. O andamento do processo pode ser feito pelo site da JucisRS, no Portal de Serviços.

Texto: Denise Rodrigues/Ascom JucisRS
Edição: Secom