Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Situação fiscal do Estado é tema de palestra para o Sistema de Governança

Publicação:

Servidores da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs) assistiram, na tarde desta quarta-feira (18/9), palestra sobre a situação fiscal do Estado.

O secretário adjunto da Fazenda, Jorge Luís Tonetto, foi o convidado do programa Ampliando Horizontes, que reúne as equipes duas vezes ao mês para abordar diferentes assuntos.

Na abertura do evento, o titular da SGGE, Claudio Gastal, destacou o papel de articulação e coordenação da secretaria. “O objetivo é qualificar nossa atuação no apoio à elaboração e no monitoramento dos projetos de todo o Estado, subsidiando as equipes com argumentos para melhor auxiliar na priorização de iniciativas e adequação à realidade atual”, afirmou Gastal.

Tonetto apresentou, entre outros temas, a estruturação das receitas e a composição das despesas do Estado, a proporção de servidores ativos e inativos e os desafios para os próximos anos. "É fundamental o Estado aderir ao regime de recuperação fiscal para ajustar as contas. Prorrogar o pagamento da dívida do RS com a União para ter um estoque em caixa e ampliar o investimento em áreas essenciais", afirmou Tonetto.

O assunto será retomado na segunda parte do encontro, em data a ser agendada, com palestra de integrantes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul