Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

South Summit Brazil 2023 tem recorde de startups inscritas

Haverá mais de 2 mil participantes na Competição de Startups, mais do que o dobro do ano passado

Publicação:

south summit 2022
A primeira edição do South Summit Brazil aconteceu em maio de 2022 no Cais Mauá, em Porto Alegre - Foto: Felipe Dalla Valle/Arquivo Piratini

O South Summit Brazil 2023 nem começou e já bateu o primeiro recorde. Na quarta-feira (18/1), a organização do evento, que tem correalização do governo do Estado e ocorrerá de 29 a 31 de março em Porto Alegre, confirmou a inscrição de 2.020 participantes na Competição de Startups. O número é mais do que o dobro do registrado na primeira edição brasileira, quando houve mil inscritos e cinco saíram vencedoras nas categorias Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time.

As startups representam 86 países, como Alemanha, Argentina, Austrália, Azerbaijão, Camarões, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Hong Kong, Indonésia, Israel, Nepal, Paquistão, Ucrânia e Zimbabwe. A adesão corresponde a 44% dos países e reforça o caráter global do evento. 

Entre as empresas nacionais, estão confirmadas representantes de 92% dos estados brasileiros, com destaque para Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. O prazo para o cadastro terminou em 16 de janeiro e foram aceitos projetos de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento.

A Competição de Startups ocorre globalmente há dez anos e mais de 10 bilhões de dólares já foram investidos por fundos em startups inscritas na disputa. A expectativa é de que mais de cem fundos estejam presentes neste ano.

O governador em exercício, Gabriel Souza, ressalta que os números refletem o interesse dos empreendedores e consolida a importância da edição realizada em solo gaúcho. "O nosso objetivo é justamente esse: conectar startups, fundos de investimentos mundiais e empresas, além de atuar como uma vitrine de negócios brasileiros para o mundo", reforça Gabriel, que é o coordenador do Gabinete de Projetos Especiais, do qual o South Summit Brazil faz parte. 

Evento global

No ano passado, o South Summit Brasil teve mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais, 20 mil visitantes, 8,5 mil empresas, 3,3 mil startups – fora da competição – e cerca de 450 investidores, com uma carteira total de mais de US$ 65 bilhões disponíveis para investimentos na América Latina.

“Nós estamos muito felizes com o resultado dessa primeira fase da competição. A presença global demonstra a dimensão que o evento alcançou. E agora fica a nossa expectativa para que, após a seleção, tenhamos os negócios mais inovadores do planeta em nosso palco”, afirma o CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro.

Alguns nomes já confirmados para essa edição são: Ruchika Sikri, general partner & principal da Wisdom Venture nos Estados Unidos; Daniel Izzo, CEO da Vox Capital no Brasil; Celso Athayde, CEO e executivo Social da Favela Holding e Cufa; e Marcelo Lacerda, chairman da Magnopus. 

"A competição de startups é parte fundamental do ecossistema do South Summit, nos alegra demais saber que teremos mais de 2 mil competidoras de alto nível no evento. É a oportunidade para novos negócios e novas perspectivas, para caminhos que se abrem para o futuro e para a transformação da economia a partir da inovação e das conexões estabelecidas”, destaca o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal. 

Edição 2023

O South Summit Brazil 2023 ocorrerá de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Com o objetivo de fomentar conexões entre startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar oportunidades de negócios e conexões de alto valor, o evento agrega as principais tendências e inovações que marcam o presente e o futuro da indústria nacional e internacional.

No Brasil, o evento é uma correalização do governo estadual, com previsão de ocorrer na capital gaúcha até 2027.   

Mais informações: https://www.southsummit.co/pt/brazil/

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul