South Summit inicia-se com expressiva presença de público e ações diversificadas
Primeiro dia reuniu mais de 14 mil pessoas
Publicação:
O primeiro dia do South Summit Brazil (SSBR) iniciou-se nesta quarta-feira (29/3) com expressiva participação do público. Na abertura do evento, às 9h, os visitantes lotaram a Arena Stage, um dos principais palcos dos três dias de atividades, com capacidade para mais de 1,4 mil ocupantes. O vice-governador Gabriel Souza representou o governo do Estado no encontro, que teve também a presença da presidente do South Summit, a espanhola María Benjumea. Segundo ela, 14 mil pessoas circularam pelos pavilhões ao longo do dia.
Quem passou pela avenida Mauá, no centro da capital, pela manhã, pode ver o movimento intenso de pedestres e veículos em direção ao Cais Mauá, onde o evento é realizado. Com crachás no pescoço e registrando em fotos e vídeos a chegada ao pórtico que leva o nome do SSBR, os participantes preencheram todos os espaços dedicados a inovação, tecnologia e empreendedorismo.
“O envolvimento dos visitantes com esta primeira atividade da programação oficial já deu o tom de sucesso e comprova que o South Summit Brazil é uma oportunidade única para novos negócios e novas conexões entre iniciativa privada, poder público, ecossistema e academia. Já pode ser considerada a maior edição realizada fora da Europa”, disse o vice-governador. O Rio Grande do Sul é sede do evento pela segunda vez e tem mais quatro edições programadas.
Ao longo do dia, o governador Eduardo Leite e Gabriel percorrera os pavilhões e participaram de uma série de atividades, entre elas, um bate papo com jornalistas de veículos de diferentes partes do mundo. Ambos responderam a questionamentos sobre a participação do Estado no desenvolvimento do ecossistema de inovação. O Rio Grande do Sul lidera o ranking nacional no setor, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP).
Leite e Gabriel participaram do lançamento da plataforma digital Rede RS Startup, que conectará atores do ecossistema de inovação gaúcho para promover eventos e oportunidades de negócios. A iniciativa é liderada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.
O vice-governador encontrou representantes de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo para aproximar as regiões a partir de projetos ligados ao setor. No encontro Leaders Forum, realizado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre durante a tarde, Leite e Gabriel acompanharam a discussão sobre inovação, futuro, negócios e sustentabilidade com o economista chefe da BTG Pactual, Mansueto Almeida.
“O South Summit é um espaço que respira inovação. Podemos ver isso neste primeiro dia, em que conhecemos estudantes com projetos inovadores, investidores de diversos lugares e empreendedores discutindo novos projetos. O South Summit coloca o Estado no cenário internacional dos grandes eventos”, resumiu Leite.
Jovens inovadores
Durante a divulgação da segunda edição do HackaTchê, maratona de inovação da Secretaria da Educação (Seduc), Gabriel destacou a importância do incentivo aos estudantes gaúchos. O projeto convida alunos a proporem soluções inovadoras para suas escolas e comunidade.
“As equipes desenvolveram grandes ideias a partir do estímulo à criatividade, ao engajamento e à consciência cidadã dos nossos jovens. Com certeza, a grande vencedora desta competição é a sociedade gaúcha”, pontuou o vice-governador, que é responsável pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), responsável por programas dedicados à educação, como Todo Jovem na Escola, Jovem Aprendiz, Professor do Amanhã e Primeira Infância.
Neste ano, mais de 370 estudantes participaram, e as três equipes finalistas contaram com a presença de jurados como os empresários Luiza Trajano e Jorge Gerdau. A equipe vencedora é da Escola Estadual Fernando Ferrari, de Campo Bom. O grupo apresentou o projeto Conexão Emocional, que sugeriu a criação de uma plataforma digital para escolas, pela qual alunos poderiam expressar problemas emocionais e receber atendimento especializado.
Abertura oficial
O primeiro dia encerrou-se com a cerimônia oficial de abertura do South Summit Brazil, na Arena Stage. De lenço nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul no pescoço, María Benjumea discursou aos presentes. “Me sinto uma gaúcha, me sinto de Porto Alegre”, disse, ao agradecer a construção do evento em parceria entre Espanha e Rio Grande do Sul. “A grande família South Summit se multiplica de maneira exponencial no Brasil. Hoje tivemos aqui 14 mil pessoas inovadoras e juntos multiplicamos as oportunidades.”
Leite reforçou o ambiente consolidado de inovação no Rio Grande do Sul, conquistado por meio do trabalho de instituições reconhecidas, de universidades públicas e privadas que fomentam o conhecimento, além de iniciativas e investimentos do poder público. “O South Summit Brazil coroa o que já é realidade: somos o primeiro estado no ranking da inovação. E isso é também uma oportunidade para que nós mesmos nos reconhecêssemos pela nossa capacidade na inovação”, disse.
Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Vitor Necchi/Secom