SPGG participa de 2º Fórum sobre desafios da modernização energética para escolas
Publicação:

O Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR), divisão de Gestão Intensiva da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), promoveu nesta terça-feira (20), junto com a Universidade Regional do Nordeste do Estado (Unijuí), o 2º Fórum de Discussões 'Desafios da modernização para o atendimento energético e sua eficientização em estabelecimentos de ensino do Rio Grande do Sul'.
Na ocasião, foi assinada a renovação do termo de cooperação com a universidade por mais seis meses. A reitoria da Unijuí, Cátia Maria Nehring, ressaltou a importância da continuidade do programa de reformas elétricas nas escolas. “Isso movimenta a instituição e o plano de desenvolvimento em função do nosso envolvimento com a comunidade”.
No Centro de Eventos da Unijuí foi discutido o programa de modernização das instalações elétricas em escolas públicas do Rio Grande do Sul para compartilhar resultados técnicos elétricos beneficiando a comunidade escolar.
A secretária adjunta e diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR/SPGG), Melissa Custódio, a primeira palestrante do evento, detalhou sobre o início do trabalho desde a Sistemática de Governança e Gestão, a montagem do força-tarefa, as autonomias financeiras e o termo de cooperação com as 12 universidades na eficiência elétrica nas escolas.
Melissa falou sobre o trabalho executado desde o início do projeto, passando pela assinatura dos termos de cooperação até a elaboração dos projetos pelos estagiários dos nove polos estratégicos. “Das 2,5 mil escolas com necessidade de intervenção, 909 possuem demandas elétricas e se enquadram neste programa de reformas elétricas, totalizando mais de R$ 32 milhões disponíveis pela autonomia financeira.”
Além disso, Melissa explanou sobre a possibilidade de ampliar esse termo de cooperação para novas parcerias nas áreas de engenharia civil, mecânica, ambiental, de produção e arquitetura. “Estamos felizes com o êxito desse projeto e queremos ampliar a parceria gerando eficiência junto à comunidade acadêmica do Estado”, finalizou.
O chefe da divisão de Gestão Intensiva da SPGG, Jonas Machado, detalhou sobre o programa de manutenção preventiva e corretiva de prédios públicos, atua antes que os problemas se tornem maiores. “A proposta é produzir um manual prático que será destinado aos gestores escolares, buscando agir em situações preventivas e ter um processo de atuação mais efetivo nessas intervenções.”
Segundo Jonas, o programa tem a finalidade preventiva e, com isso, reduzir custos e aumentar a vida útil dos prédios, visto que 64% das demandas poderiam ser evitadas antecipadamente.
O titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Claudio Souza, disse que o grande diferencial foi a construção conjunta entre o poder público estadual e as universidades na elaboração de projetos elétricos importantes para as nossas escolas. “A vinda das universidades, articulada pela SPGG, gerou agilidade numa das maiores demandas escolares, e quem sai ganhado é a nossa comunidade”.
Para o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEeng), Mauricio de Campos, que manifestou a satisfação com desenvolvimento do projeto, o objetivo da universidade, que é se integrar na comunidade, está sendo alcançado. “Que iniciativas como essa se multipliquem e sejam repicadas para outras áreas”, enalteceu.
O professor José Wagner Kaehler, da Unipampa, explanou sobre a exploração de recursos energéticos e hidráulicos em edificações escolares. Mauricio de Campos, explicou a respeito do programa de educação elétrica e ações de extensão escolar.
Por fim, o engenheiros responsáveis pelo polo Santo Ângelo, que também engloba o município de Ijuí, Gabriel Cima Flores e Alex Itczak apresentaram como é feita a gestão das demandas, respeitando prazos e como gerencia as equipes de estagiários.
Participaram do encontro professores, estagiários, comunidade acadêmica, diretoras de escola e comunidade em geral.
Edição: Léa Aragón/ Secom