SPH comemora o dia do trabalhador portuário
Publicação:
Será comemorado, nesta sexta-feira, 28 de janeiro, o dia do Trabalhador Portuário, instituído pela portaria nº 062/1991 da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). A data especial remete ao dia e mês em que, no ano de 1808, Dom João VI assinou a Carta Régia da Abertura dos Portos as Nações Amigas.
A abertura dos portos foi um fato de extrema importância para o país, que implicou o fim do monopólio português sobre o comércio no Brasil. Após essa data, produtos de outros países poderiam ser desembarcados nos portos brasileiros, como também os produtos daqui poderiam ser comercializados em outras nações. Isto é, com a assinatura do documento, o desenvolvimento e progresso presentes em outros países desembarcariam em terras brasileiras.
Conforme o superintendente de Portos e Hidrovias do Estado do Rio Grande do Sul, Vanderlan de Vasconselos, durante séculos o trabalhador portuário proporcionou riquezas imensuráveis ao Brasil. Rege a tradição, geração após geração, que esses profissionais se diferenciam dos demais pelo simples prazer de vivênciar e respirar o dia-a-dia de um porto. O futuro do Brasil sustentável passa, obrigatoriamente, pelas hidrovias, razão da existência do trabalhador portuário, comemora superintendente da SPH.