SPH e prefeitura de Pelotas discutem retomada de área cedida à BM
Publicação:
O superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, se reuniu nesta terça-feira (22) com o prefeito de Pelotas, Fetter Júnior. O tema da reunião foi a utilização de uma área de aproximadamente 65 hectares, pertencente ao Porto de Pelotas, cedida à Brigada Militar há 30 anos. Na pauta, a possibilidade de retomar o espaço. A área serviria para a instalação de empresas fornecedoras de sistemas e equipamentos para o pólo naval que será implementado em Rio Grande.
Segundo o superintendente Vanderlan Vasconselos, alguns contatos já foram realizados com a Brigada Militar de Pelotas. A BM garantiu não fazer uso da área e sinalizou pela permissão da retomada da área para outros investimentos. ‘É uma área nobre, com acesso facilitado ao Canal São Gonçalo, que permitirá a instalação de empreendimentos importantes para o desenvolvimento do Pólo Naval, disse.
Fetter disse que a meta é atrair investimentos para aquela área que permitam fomentar a economia de Pelotas e, consequentemente, gerar mais emprego e renda. É a melhor área para que empresas do ramo naval possam se instalar. A BM já concordou em entregar a área e o que fizemos hoje foi buscar subsídios junto à SPH para que possamos regularizar a área, explicou.
Fetter destacou que deverá ser firmado um convênio entre prefeitura e SPH para a realização de um levantamento topográfico da área. Como a SPH não dispõe de técnicos para que este trabalho seja feito o mais rápido possível, a prefeitura, através desse convênio, ficará responsável pelo levantamento. Tão logo tenhamos este resultado, trataremos da regularização da área para viabilizar o pólo complementar em Pelotas, afirmou.
Texto: Cristiane Franco
Foto: Carlos Oliveira
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305