SSP ultrapassa em 41% a meta de capacitação de servidores através do POD BID
Publicação:
A décima oitava edição do Curso de Atendimento a Grupos Vulneráveis e Efetividade Policial foi concluída na sexta-feira (9), com a capacitação de 24 servidores da Polícia Civil, da Brigada Militar e das Guardas Municipais de Porto Alegre, Viamão e Alvorada. Nas 18 edições do curso, 476 colaboradores foram especializados na área.
O ciclo de capacitações iniciado em 2015 visava a atingir 1.200 servidores da segurança. No encerramento do programa, 1.698 servidores foram formados, número que representa um acréscimo de 41% na meta.
A realização desse ciclo de especializações foi possível por meio da parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), através do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As capacitações foram: Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, Polícia Cidadã e Mediações - Aspectos Doutrinários, Polícia Cidadã e Mediações - Aspectos Práticos e, por fim, Curso de Atendimento a Grupos Vulneráveis e Efetividade Policial.
A coordenadora estratégica do POD BID, delegada Luciane Bertoletti, enfatizou a importância da capacitação continuada dos servidores. "Demonstra a ressignificação da nossa missão como profissional da segurança".
O coordenador técnico do POD BID, major Roberto dos Santos Donato, avaliou os resultados além da meta estabelecida. "Formamos 498 servidores além do que foi planejado inicialmente. Esse aumento de 41% na meta demonstra a efetividade do ensino e representará milhares de servidores impactados pela especialização".
O diretor do Departamento da Juventude da SDSTJDH, Ricardo Bassi, exaltou a união entre os diferentes órgãos para estreitar as relações entre poder público e sociedade civil. "Esse trabalho, iniciado em 2015, demonstra o empenho das instituições para aprimorar e ampliar o alcance da segurança pública. A superação da meta mostra o sucesso dessa parceria que renderá frutos no futuro da nossa população", concluiu.
POD BID
O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) visa a reduzir a violência e combater a evasão escolar entre jovens de 15 a 24 anos. Regulamentado pelo decreto 52.010/2014, o projeto conta com o investimento de US$ 56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A contrapartida do Estado é de US$ 6 milhões.
O POD tem como diretrizes a prevenção da violência, a efetividade policial na redução da violência e do reingresso na Fase e na articulação do governo com as comunidades envolvidas. Para isso, o projeto está construindo seis Centros da Juventude, sendo quatro deles em Porto Alegre e dois em Viamão e Alvorada. Nestes CJs também são instaladas Delegacias de Polícia Cidadã e Bases Comunitárias.
Texto: Lurdenir Matos/Ascom SSP
Edição: Sílvia Lago/Secom