Sulgás apresenta projeto de rede de gás natural para Santa Cruz do Sul
Publicação:
Uma proposta para implantação de rede de gás natural em Santa Cruz do Sul foi apresentada pela Companhia de Gás do Estado (Sulgás), nesta terça-feira (25), para empresários e lideranças locais. Este é um projeto piloto, que servirá de modelo para futura aplicação em outras regiões gaúchas, seguindo a política de interiorização do gás natural, afirma o diretor técnico e comercial da Sulgás, Flávio Soares.
O projeto GNC Estruturante prevê a construção de uma rede de distribuição com quatro quilômetros de extensão, que será abastecida via gás natural comprimido, mesmo modal que já é utilizado para abastecer postos localizados em regiões que ainda não contam com a rede canalizada. A diferença é que o GNC Estruturante irá abastecer toda uma rede local, não apenas um cliente, como ocorre hoje, explica Soares.
Para a implantação do sistema, a Sulgás terá que investir cerca de R$ 6 milhões, entre custos com dutos e infraestrutura para o transporte e descompressão do gás. As condições para que o projeto se concretize incluem a cedência de um terreno localizado junto ao distrito industrial do município e a efetivação de acordos comerciais.
O estudo, realizado pela Sulgás, mapeou quatro indústrias da região que utilizam GLP e óleo combustível em seus processos e que poderiam substituí-los pelo gás natural. Neste primeiro levantamento foi identificado um potencial de consumo inicial de 18 mil m³/dia. Durante a reunião, foram indicados outros potenciais consumidores no distrito industrial, que aumentariam essa demanda. Se conseguirmos firmar contratos que somem um consumo inicial de 15 mil m³/dia, poderemos viabilizar o investimento e iniciar a entrega de gás natural em 18 meses, conclui Soares. Uma nova reunião será agendada para o próximo mês para avançar com as negociações.
Texto: Liliana Faguaga Rauber
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305