Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Superintendente da Educação Profissional recebe representantes da região das Missões

Publicação:

O superintendente da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), Lúcio Olímpio Vieira, recebeu prefeitos da região das Missões e a direção da Escola Técnica Estadual Guaramano, de Guarani das Missões, nesta quarta-feira (18), em Porto Alegre. Durante o encontro, foram discutidas as reivindicações feitas pelo grupo para incluir o estabelecimento de ensino no projeto Centro de Referência na Educação Profissional, do Programa Estruturante Boa Escola Para Todos.

Na reunião, Lúcio Vieira justificou que a escolha das escolas técnicas que serão transformadas em centros de referências foi realizada devido às demandas econômicas e sociais de cada região. O superintendente não descartou a possibilidade de que outros estabelecimentos de ensino passem a integrar o grupo composto, atualmente, por seis instituições.

A Escola Técnica Guaramano já é um referencial de qualidade de ensino técnico. Nesta primeira fase do projeto Centro de Referência na Educação Profissional escolhemos seis escolas, porém a nossa intenção é que mais escolas do Estado possam ser pólos de referência do ensino profissional no Estado e garantir a formação de jovens cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho, declarou Lúcio Vieira.

Os dados apresentados pelos representantes das Missões, durante o encontro, sobre as necessidades da região serão analisados pela Suepro para verificar a viabilidade da reivindicação. Além da diretora da Escola Guaramano, Merli Marmilicz, participaram da reunião, o prefeito de Guarani das Missões, Antônio Gonsiorkiewicz, o deputado estadual Adroaldo Loureiro, o presidente da Associação dos Municípios da Região das Missões (AMM) e prefeito de Mato Queimado, Nelson Hentz, diretores da Suepro e representantes da 14ª Coordenadoria Regional da Educação.

Centro de Referência na Educação Profissional
O Projeto Centro de Referência na Educação Profissional consiste em escolas-pólo localizadas em diferentes regiões do Estado para se tornarem referências de qualidade na oferta de cursos técnicos de nível médio e cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores nas áreas da saúde, química, meio ambiente, serviços, mecânica, eletrônica, agropecuária e turismo. Nesta primeira fase, seis escolas fazem parte do projeto: E.E.T. em Saúde no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, E.E.T. São João Batista, em Montenegro, E.E.T. Monteiro Lobato, em Taquara, E.E.T. João XXIII, em Pelotas, I.E. Pereira Coruja, de Taquari e E.E.T. Celeste Gobbato, em Palmeira das Missões.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul