Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Susepe forma 27 agentes penitenciários no Curso de Capacitação e Escolta

Publicação:

capacitação qualifica servidores em operações que requerem rapidez, eficiência e treinamento tático operacional
Capacitação qualifica servidores em operações que requerem rapidez, eficiência e treinamento tático operacional - Foto: Neiva Motta/Susepe

A Susepe, por meio da Escola do Serviço Penitenciário (ESP) e Núcleo de Segurança e Disciplina, formou, nesta sexta-feira (18), 27 agentes penitenciários no Curso de Capacitação em Escolta - 2ª Edição. 

O capacitação qualifica servidores em operações que requerem rapidez, eficiência e treinamento tático operacional. Para isso, os funcionários receberam aulas de Procedimentos Disciplinares e Sindicância, Inteligência Penitenciária, Saúdo do Trabalhador, Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Telecomunicações, Tiro Tático, Lei de Execução Penal, Defesa Pessoal, Técnicas de Revista, Algemação, Condução e Noção Básicas de Escolta, Armamento Não Letal e Decisão de Tiro.

Com carga horária de 105 horas/aula, as duas turmas participaram das atividades teóricas e práticas no perído entre 1º de agosto e 17 de setembro, na Academia Civil Integrada da Segurança Pública (ACISP), localizada no Bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.

O diretor da ESP, João Eduardo Reymunde, disse que o papel da Escola é oferecer cursos sistematicamente e oportunizar a qualificação para os servidores de todas as áreas que atuam nos presídios gaúchos. “A ESP viabilizou sete cursos no interior do Estado em 2015”, resssaltou o diretor.

Já o diretor de Ensino e Treinamento da Secretaria da Segurança Pública, tenente-coronel André Nickele Córdova, salientou que a educação e a capacitação são os cernes do desenvolvimento das instituições e sociedade. "Investir na capacitação hoje é investir na nossa segurança e das futuras gerações".  

O coordernador do curso, Janderson Carvalho da Costa, destacou a superação de algumas dificuldades estruturais da função do agente penitenciário. "É por meio da dedicação que se superam os desafios. Tínhamos equipamentos reduzidos, e agora possuímos armamento de ponta", disse. "Alguns colegas perderam a vida durante o cumprimento da função para que pudéssemos crescer, aprender com os erros e evoluir cada vez mais nos treinamentos operacionais, táticos e teóricos", completou.

Participaram da solenidade, representantes do Departamento de Segurança e Execução Penal, delegados Penitenciários Regionais, membros da Corregedoria, Direção Administrativa e Assessoria de Inteligência da Susepe, agentes penitenciários administrativos, técnicos penitenciários e demais agentes.

Texto: Neiva Motta/Susepe
Edição: Cristina Lac/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul