Tarde de campo em Segredo aborda produção de feno
Publicação:

Cerca de 30 agricultores e pecuaristas do município de Segredo participaram, na propriedade da família do agricultor Mario Borin, na localidade de linha Medianeira, de uma tarde de campo que abordou técnicas e manejo das forrageiras para a produção de feno.
De acordo com o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Anderson Mateus da Silva, o evento teve como objetivo orientar e capacitar os produtores quanto às diferentes técnicas de fenação. "Durante as atividades abordamos a importância do feno para o gado leiteiro e os benefícios quando ele é utilizado como alternativa de alimento nos períodos de escassez de pastagens", expôs o extensionista.
A armazenagem adequada do feno garante a oferta de alimento para os animais nos períodos críticos como, por exemplo, nos vazios forrageiros da primavera e do outono ou em períodos de estiagem prolongados, quando a pastagem é escassa nas propriedades, assim como assegura a nutrição dos animais e a produção de leite durante todo o ano. A utilização do feno na alimentação permite que os animais recebam uma quantidade de nutrientes diários, o que ameniza as perdas que ocorrem devido à diminuição na produção das forragens. Além disso, também é importante que o produtor possa utilizar o alimento em outros períodos do ano, especialmente para os animais de produção mais alta, já que é necessário o uso de fibra para estes animais.
Durante as atividades o grupo participante pôde percorrer duas estações temáticas, na primeira o extensionista apresentou um parâmetro geral sobre a produção de feno, no município e no Estado, bem como estatísticas de produção, levando em conta a espécie forrageira, tratos culturais e rendimentos médios de produtividade para a Região Centro-Serra. A utilização do feno para a alimentação animal está sendo estimulada aos agricultores do município.
Na segunda estação, o secretário José Batista Robattini apresentou os equipamentos adquiridos pela Secretaria da Agricultura de Segredo com o objetivo de auxiliar no trabalho dos agricultores do município, uma segadeira usada para o corte da forrageira; um ancinho espalhador/enleirador utilizado para espalhar a forrageira após o corte para melhor secagem e uma máquina para enfardar forragem (enfardadeira), que prensa o feno colhido para aumentar a capacidade de armazenagem dos galpões, além de facilitar o manuseio ao fornecer o produto aos animais. A tarde de campo foi promovida pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a prefeitura de Segredo, por meio da Secretaria da Agricultura.
Texto: Carina Venzo Cavalheiro/Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação