Tarso assina decreto do Plano Social Registro Civil de Nascimento e de Documentação
Publicação:
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, participou da assinatura do decreto de instituição do Plano Social Registro Civil de Nascimento e de Documentação Básica, feita pelo governador Tarso Genro, em Santa Maria. O evento aconteceu nesta sexta-feira (13), durante a Interiorização do Governo.
Com a implantação do Comitê, a pasta terá como compromisso ampliar a rede de serviços de documentação. Para o secretário, esta ação deve ser estendida a todos os Estados brasileiros. Erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação civil básica é um direito de todos, e é apenas um passo inicial para a erradicação da pobreza extrema.
Durante a interiorização, o gestor salientou que o Estado possui mais de 300 mil famílias vivendo em situação de extrema pobreza, ou seja, que vive com menos de R$ 70 por mês e não integram programas sociais. Nossa meta, nos quatro anos de Governo, é tirarmos pelo menos 60 mil pessoas da extrema pobreza e incluí-las nos programas sociais do Governo Federal.
Lara explicou que o Estado vai desenvolver Mutirões Sociais, para levar a documentação básica e serviços para dentro de comunidades carentes promovendo a cidadania, e a busca ativa por famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como a atualização do Cadastro único Versão 7. Com este propósito será realizado no final de maio, haverá uma força-tarefa do MDS para qualificar gestores de 283 municípios.
À tarde, o Comitê Gestor de Erradicação da Pobreza Extrema esteve reunido no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, Lara falou sobre o Programa Casas da Solidariedade e apontou que o município fará parte do projeto. Santa Maria terá condições de, ainda esse ano, abrir um dos primeiros convênios para termos aqui uma das Casas. A interiorização do Governo visa aproximar o poder público dos cidadãos, além de possibilitar conhecer a realidade do local e buscar soluções para as principais demandas.
Texto: Bruna Bueno
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305