Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tarso inaugura travessia entre Guaíba e Porto Alegre

Publicação:

Governador Tarso Genro durante viagem de Inauguração da Hidrovia - Linha de Transportes Hidroviários - Porto Alegre/Guaíba
Hidrovia - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Interrompida em 1960, a travessia Porto Alegre-Guaíba foi retomada nesta quinta-feira (27). Considerado uma demanda histórica pela população que vive às margens do Guaíba, o transporte hidroviário entre a Capital e o município foi inaugurado pelo governador Tarso Genro. A hidrovia tornará mais rápido o trajeto entre as cidades. A previsão é de que os catamarãs, cuja velocidade máxima é 25 nós (45km/h) e a capacidade é de 120 passageiros, façam o percurso em 20 minutos. A partir das 6 horas desta sexta-feira (28) começa a primeira travessia com usuários.

Antes de embarcar no catamarã, o governador afirmou que o início do serviço representa uma obra coletiva do povo gaúcho e o enlace político com a história do RS. A obra, em termos de recursos, não é significativa, mas representa muito pela predominância do interesse do Estado e a expansão do transporte fluvial, disse. Acompanhado do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, Tarso elogiou o trabalho dos secretários de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato.

O superintendente de Portos e Hidrovias (SPH), Vanderlan Vasconselos, disse que a SPH trabalha desde março pela liberação da hidrovia. É uma alternativa segura e que vai qualificar a vida dos usuários do transporte coletivo. Até então a circulação entre os dois municípios acontecia apenas via BR-290, avaliou. Segundo Vanderlan, a superintendência trabalhou na definição do trajeto com o único objetivo: garantir a segurança de quem vai usar este serviço diariamente. É um projeto de 30 anos, que hoje sai do papel, disse.

Beto ressaltou que a hidrovia é uma grande conquista de todos os gaúchos que terão, a partir de agora, um serviço rápido e de qualidade com o início da travessia Porto Alegre-Guaíba. É o primeiro passo dado concretamente para que se amplie para toda Porto Alegre e Região o transporte pelo modal hidroviário. O secretário Busato destacou a importância da retomada do serviço de travessia. Tenho certeza que o Estado não ganha apenas um novo transporte, mas também um modal para o turismo, já que a viagem valoriza a beleza do nosso Guaíba, justificou, acrescentando que a locomoção é mais uma ação que visa à Copa de 2014.

O prefeito de Guaíba, Henirque Tavares, afirmou que a cidade vive um momento histórico. Há 51 anos, o município luta por essa travessia. É um momento muito esperado pela comunidade, lembrou, acrescentando que pelo menos 2 mil pessoas devem utilizar, diariamente, o transporte para a Capital. Tavares ressalta que o serviço beneficiará ainda moradores da região. Além dos municípios de Porto Alegre e Guaíba, Arroio dos Ratos, São Jerônimo, Charqueadas, Eldorado do Sul e São José do Norte serão beneficiados com o transporte fluvial.

A tarifa promocional custa R$ 6 e o bilhete pode ser adquirido nos terminais hidroviários. Em Porto Alegre, no Armazém B3 do Cais Mauá. Em Guaíba, no terminal hidrorrodoviário, na antiga Estação Rodoviária. Em princípio, os valores serão cobrados até final de novembro. Aos sábados e domingos, a passagem custa R$ 7. No final de semana, haverá sete horários, com intervalos de duas horas, com saída a partir às 7h30. O último catamarã sai às 19h30.

Os usuários podem comprar com 30 dias de antecedência, inclusive por meio de cartão de crédito, escolher o número de bilhetes para ida e volta e o número da poltrona. Serão 14 horários em cada sentido. O primeiro catamarã sai às 6h de Guaíba. A viagem de cada trecho deve levar em média 20 minutos. Informações sobre horários, preços e rotas no site http://www.travessiapoaguaiba.com.br.


Texto: Felipe Samuel
Foto: Cláudio Fachel
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul