Tatiéli Bueno lembra Mercedes Sosa no último Chapéu Acústico de outubro
Publicação:

Os cabelos negros e a voz marcante de contralto, características de Mercedes Sosa, encontram espelho em Tatiéli Bueno, que presta tributo a 'La Negra' e apresenta clássicos do repertório da cantora argentina, como 'Duerme Negrito', 'Volver a los 17', 'Gracias a la Vida' e 'Solo Le Pido a Dios'. O espetáculo ocorre na terça-feira (31), às 19h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), com contribuição espontânea.
Mercedes, também conhecida como a “voz de uma maioria silenciosa” e a “voz da América Latina”, optou desde cedo por um repertório que mesclava lirismo e protesto político, tornando-se um dos principais expoentes do movimento 'Nuevo Cancioneiro', que pretendia redescobrir as raízes da música folclórica e, ao mesmo tempo, denunciar a desigualdade social e as injustiças na América Latina.
Tatiéli Bueno, que também se dedica à interpretação da música latino-americana, vive a personagem, e em meio a um cenário portenho, apresenta o tributo em espanhol e leva o público a momentos de recordações. Acompanhada de Lazaro Nascimento (violão) e Rafael de Boni (acordeon), Tatiéli vai interpretar 16 canções.
Tatiéli Bueno
Busca a representatividade e a valorização da voz feminina na interpretação da música latina e sul-brasileira. Em meio a diversas influências musicais, quebra as barreiras do gênero e proporciona novas sonoridades a reconhecidas canções. A cantora participa de diversos eventos culturais e registros musicais com grandes nomes da música do Rio Grande do Sul, como Neto Fagundes, Luiz Marenco, Daniel Torres, Loma, Shana Muller, Sperandires, Tchê Guri, Cristiano Quevedo, conquistando visibilidade nos palcos de todo o país. Além de participar da Festa Nacional da Música, de concursos e festivais no estado, participou de eventos nacionais e internacionais divulgando seu trabalho e a cultura sulina na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Uruguai, Chile, Argentina e Espanha.
Chapéu Acústico
Idealizado pelo fotógrafo e produtor Marcos Monteiro, o projeto movimenta o Salão Mourisco da BPE, vinculada à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), com performances de nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores. A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de profissionais dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingresso, usando o chapéu como forma de arrecadação.
SERVIÇO
O quê: Tatiéli Bueno promove Tributo a Mercedes Sosa | Projeto Chapéu Acústico
Quando: Terça-feira (31), às 19h
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre)
Contribuição espontânea.
Texto: Ascom BPE
Edição: Sílvia Lago/Secom