Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria do Ambiente participa de avaliação de áreas de preservação no rio Uruguai

Publicação:

fiscalização SEMA Rio Uruguai
Intenção da vistoria é dar encaminhamento adequado às mais de mil famílias que residem nas áreas ribeirinhas - Foto: Divulgação / Sema

A equipe técnica do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado da Sema/Fepam do Noroeste acompanhou a inspeção realizada pela Justiça Federal de Santa Rosa para avaliar a situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) que se estendem por oito municípios às margens do rio Uruguai.

Sob a coordenação da juíza Paola Goulart de Souza, também participaram das vistorias realizadas entre os dias 13/5 e 15/5 representantes do Ministério Público Federal, do Ibama, da Polícia Ambiental da Brigada Militar e das associações dos municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e da Grande Santa Rosa.

No primeiro dia, o grupo iniciou a inspeção pelo município de Porto Lucena e percorreu ainda Porto Vera Cruz, Alecrim e Porto Mauá. Depois, seguiu para Novo Machado e Dr. Maurício Cardoso. Na quarta-feira (15/5), o grupo esteve em Tiradentes do Sul e Crissiumal.

A coordenadora do Balcão do Noroeste, Elenir Dahmer Linauer, explica que o objetivo da vistoria é buscar soluções legais e viáveis para os proprietários das áreas ribeirinhas, que contemplem aspectos econômicos e sociais para os municípios. ”A ideia da juíza e também dos órgãos ambientais estaduais é dar o encaminhamento adequado para as mais de mil famílias que residem no local, bem como para as atividades agrossilvipastoris e áreas de lazer existentes às margens do rio Uruguai”.

Texto: Catarina Gomes/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul