Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tecnologia, ferramenta de trabalho

Publicação:

Por Regina Becker

O computador é o instrumento mais acessado do mundo. Mas faça um exercício de fechar os olhos por um instante e tente executar a simples tarefa de escrever um e-mail. Talvez, por instinto, você até tenha conseguido abrir um navegador de internet e, na sequência, a aba do seu webmail. Mas é mais provável que um programa aleatório tenha surgido na tela.

Agora, faça um esforço de assistir a um vídeo no YouTube sem som algum. A compreensão é mais difícil do que se imagina. E pensar que, num passado distante, após o Congresso de Milão – uma conferência de educadores de surdos em 1880 – o Brasil havia adotado o oralismo puro nas instituições escolares, ficando proibido o uso de qualquer forma de gesticulação. Em meio ao caos, a língua de sinais resistiu. Surdos se comunicavam secretamente nos recreios e nos corredores escolares. Quem era pego, era castigado.

É um desafio, sim, assimilar a surdez e a cegueira como diferenças cultural e linguística. E o ambiente de aprendizagem precisa ser receptivo para que estudantes transitem e vivam essa diferença. E há aqueles que têm avançado em termos de inclusão.

Sabemos que, no mundo, há softwares inovadores que permitem o auxílio de cegos e surdos nas plataformas on-line. Um exemplo vem da Dell Technologies, que vai disponibilizar a Dell Acessible Learning, uma plataforma totalmente acessível no Programa de Qualificação Acessível – Profissional em Tecnologias.

O projeto conta com a parceria da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte e está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto.

São mais de mil vagas em 14 cursos de informática para todos os gaúchos, uma oportunidade única de qualificação profissional em um setor que só cresce a cada dia.

O principal objetivo é a promoção da qualificação profissional de pessoas com qualquer tipo de deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, especialmente em casos agravados pela pandemia do coronavírus. A inscrição pode ser feita pelo http://leadfortaleza.com.br/dal/.

Existem diversos clichês a serem ditos sobre a notoriedade do aprimoramento constante. Um, em especial, não deve cair no esquecimento: em tempos de crise, tire o “s”. A oportunidade está batendo à porta.

Secretária de Trabalho e Assistência Social

Portal do Estado do Rio Grande do Sul