Terapias complementares são o destaque do TVE Repórter inédito desta quarta-feira
Publicação:
Há algum tempo, as terapias de saúde consideradas não convencionais, como a acupuntura, a homeopatia e a fitoterapia, eram tidas como meras terapias alternativas sem base científica. Hoje, as três modalidade, junto com outras 50 especialidades médicas, não só possuem o reconhecimento do Conselho Federal de Medicina (CFM), como também fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (Pnpic) do Governo Federal.
Já incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), as terapias complementares podem ter também a sua implementação por secretarias municipais de saúde de todo o país. O TVE Repórter inédito desta quarta-feira, 27 de novembro, às 22h, aborda esse tema. Será que as especialidades complementares são mais eficientes, mais acessíveis, mais saudáveis? Na reportagem de Jocélia Bortoli, é possível conferir a opinião de especialistas, médicos, nutricionistas e pacientes. Eles relatam as dores e o desconforto atenuados por tratamentos, alguns milenares, que também minimizam ou descartam o uso de medicamentos de base alopática.
O TVE Repórter pode ser conferido em horário alternativo na sexta, 8 de outubro, às 20h30 e no domingo, 10 de outubro, às 17h. O programa é produzido por Ana Paula Brinckmann e Pamela Floriani e tem edição de Jaldson Borges.
Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305