Terceiro ciclo do Startup Lab gera 263 soluções para 50 empresas
Programa de incentivo à inovação aberta da Secretaria de Inovação conecta startups a entidades a partir de desafios
Publicação:

O terceiro ciclo de negócios do Startup Lab, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), gerou 263 soluções para 50 empresas participantes do processo. Elas foram conectadas a 94 startups cadastradas no programa, por meio de Gestores de Inovação e Tecnologia (GITs).
As empresas, que integram o processo de forma espontânea, têm seus desafios mapeados pelos GITs, que também buscam startups dispostas a apresentar soluções a partir de rodadas de negócios. Cada desafio pode gerar mais de uma solução. “Este é um trabalho de mapeamento e conexão oferecido pelo Estado. No mercado, este modelo tem custo de pelo menos R$ 50 mil”, explica a diretora de Gestão da Inovação e coordenadora do Startup Lab, Emily Bittencourt.
Metodologia
Para modelar e promover os seus desafios, as startups utilizaram uma metodologia própria, em cinco etapas de trabalho que envolveram a formação, qualificação e condução das rodadas de negócios entre empresas e startups. O programa é focado na geração de negócios dentro das sete regiões do Estado que foram proponentes do edital. “A metodologia estruturada e os indicadores de resultados bem definidos nos trazem a possibilidade de enriquecer cada vez mais a proposta, agregando novos parceiros e novas oportunidades de promoção da inovação, tanto nas empresas, quanto para as nossas startups”, complementa Emily.
O Startup Lab
O Startup Lab é um programa de Estado que apresenta um plano de retomada econômica colocando a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento local. A iniciativa visa fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, com foco na inovação aberta e intensiva em conhecimento, promovendo a conexão entre grandes empresas e startups do Rio Grande do Sul. A partir dessa aproximação e da geração de novos negócios, é possível fomentar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.
Texto: Ascom Sict
Edição: Secom