Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Termelétrica a partir de casca de arroz será inaugurada em São Borja

Publicação:

O vice-governador, Beto Grill, recebeu nesta quarta-feira (28), do presidente da empresa MPC Bioenergia do Brasil S.A, Albert Rancke, a informação de que a usina termelétrica, de propriedade da empresa de capital alemão, será inaugurada no mês de maio, em São Borja. O empreendimento está orçado em R$ 65 milhões e terá capacidade para geração de 12,5 MW, energia equivalente ao abastecimento de uma cidade com 80 mil habitantes.

São Borja é um grande polo de beneficiamento do cereal no RS, com mais de 10 milhões de sacas de arroz/ano, o que credencia o local para a geração de energia de biomassa. A construção do complexo teve início no final de 2008. O presidente da empresa, Albert Rancke, afirmou que serão necessárias 100 mil toneladas de casca de arroz por ano para que a usina funcione com potência máxima.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento de São Borja, José Francisco Rangel, cidade tem um enorme passivo ambiental com a casca de arroz. A partir deste momento, estamos oportunizando um destino ambientalmente correto a este resíduo e agregando valor com este subproduto por meio da geração de energia, esclareceu.

A termelétrica ainda gerará um subproduto que serão as cinzas da casca de arroz em um volume estimado em 20 mil toneladas ao ano. Este material poderá ser aproveitado por cimenteiras, indústrias de borracha e de fertilizantes. A MPC Bioenergia estuda implantar termelétricas semelhantes à de São Borja nos municípios de Itaqui e Pelotas. Ambas do mesmo porte, em Itaqui, para 2012, e em Pelotas a para 2013.

Texto: Clelia Admar
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul