Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Território de Paz será lançado no bairro Mathias Velho em Canoas nesta terça

Publicação:

O reingresso do Rio Grande do Sul ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), permite que o Estado dê continuidade a atividades como a Território de Paz, no bairro Guajuviras, em Canoas, e receba novos investimentos.
Território de Paz, no bairro Guajuviras, em Canoas - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

A Secretaria Estadual da Segurança Pública e a Prefeitura de Canoas apresentam à população, nesta terça-feira (29), as ações que farão parte do Território de Paz no bairro Mathias Velho. O evento acontece, às 14h30min, no Ginásio Esportivo do Complexo São Francisco de Assis, na Rua Candelária nº 34, bairro Mathias Velho. Na ocasião, um termo de cooperação entre o Estado e o município será assinado com o objetivo de estabelecer convênios e parcerias na área de segurança pública.

As atividades integram o programa RS na PAZ, que foca no princípio de que segurança pública não é sinônimo de polícia. É um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das pessoas.

As atividades começam com o diagnóstico das áreas de maior concentração de violência e criminalidade. A etapa seguinte é a ação policial intensa e qualificada contra o crime. A partir daí, a permanência da polícia nos locais críticos garante a ordem pública e possibilita a implantação de ações sociais que materializem a presença do Estado nessas áreas. O RS na PAZ atua prioritariamente com jovens entre 12 e 24, faixa etária em que é possível trabalhar com a prevenção do uso e dependência de drogas e também do envolvimento com o tráfico de entorpecentes. 

O governador Tarso Genro tem dito que a polícia ao prender um bandido, as quadrilhas procuram recrutar nova mão de obra para o crime, e o alvo são os jovens de regiões com população de menor renda. É para esses jovens que queremos dar outras oportunidades, para que não sejam cooptados pelas quadrilhas, tem salientado Tarso.  No bairro Guajuviras, também em Canoas, houve a redução de 60% da criminalidade com as ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).


Texto: Alexandra Saraiva
Foto: Antonio Paz/Palácio Piratini 
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul