Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tesouro do Estado orienta sobre alternativa para consulta a Comprovante de Rendimento

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Fazenda ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem composta de moedas empilhadas à esquerda, uma calculadora à direita e uma folha de papel com um cifrão desenhado ao fundo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Para os trabalhadores gaúchos que necessitam consultar o Comprovante de Rendimentos para fins de declaração de Imposto de Renda, o Tesouro do Estado orienta que usem a Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Os dados já foram entregues pelo Estado à Receita Federal.

Devido aos transtornos causados pela enchente que levaram ao desligamento de Data Center, processos de consultas a sistemas como o aplicativo Servidor RS, o Portal RHE e o site do Tesouro do Estado estão indisponíveis temporariamente.

Para os servidores que não quiserem usar a Declaração Pré-Preenchida, a orientação é que procurem os setores de Recursos Humanos de suas secretarias de origem, os quais receberam orientações sobre o acesso às informações via sistema FPE, já restabelecido para gestores de finanças e contabilidade.

A subsecretária-adjunta do Tesouro do Estado, Juliana Debaquer, também ressalta que a Portaria RFB Nº 415, de 6 de maio, prorrogou os prazos de declaração do Imposto de Renda em 336 municípios do Rio Grande do Sul afetados por chuvas intensas a partir de 24 de abril de 2024. “Estamos trabalhando para retomar a normalidade das consultas usualmente feitas pelos servidores o mais breve possível e também buscando alternativas que permitam a execução desses serviços”, explica.

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul