Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Testes para vacina contra dengue terá auxílio de voluntários no RS

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 27.07.2016: O governador José Ivo Sartori acompanhou, nesta quarta-feira (27) às 10h, a visita do chefe do Executivo de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao Hospital São Lucas (HSL) da PUC. O hospital começa a testar, em voluntários, a
Sartori acompanhou o governador paulista, Geraldo Alckmin, na visita que marcou o início das atividades no RS - Foto: Luiz Chaves

Os testes para avaliar a eficácia da vacina contra a dengue desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês) começaram nesta quarta-feira (27). Os investimentos para o desenvolvimento da vacina são da ordem de R$ 300 milhões.

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas, da PUCRS, será o único do sul do país a participar do estudo, que envolve 14 centros e 17 mil voluntários em todo o Brasil. O governador José Ivo Sartori acompanhou o chefe do Executivo paulista, Geraldo Alckmin, na visita que marcou o início das atividades no RS. 

Sartori ressaltou a importância do trabalho científico do Hospital São Lucas, que se configura em um importante centro de referência. "Essa oportunidade, mesmo que seja singela, é uma oportunidade de valorização da pesquisa, do avanço científico e tecnológico para o bem da saúde", afirmou, ressaltando que o estudo no Rio Grande do Sul terá apoio importante do voluntariado para o avanço do trabalho.  

Conforme o governador Alckmin, o melhor caminho para o tratamento da dengue é a prevenção e, segundo ele, nada melhor que uma vacina tetravalente. "Com esta boa parceria, em menos de um ano vamos poder concluir o trabalho e todos os países tropicais e subtropicais terão a vacina à disposição", explicou. 

A aplicação em dose única em humanos é a terceira e última fase de validação da vacina, que tem apresentado excelentes resultados em testes feitos em diferentes partes do mundo. "Com os vírus vivos, a resposta imunológica tende a ser mais forte. Mas, como estão enfraquecidos, eles não têm potencial para provocar a doença. A vacina deve proteger contra os quatro sorotipos da dengue com uma única dose", disse o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil. 

A visita foi acompanhada pelo vice-governador José Paulo Cairoli, pelos secretários João Gabbardo (Saúde) e Maria Helena Sartori (Políticas Sociais), além de deputados e da senadora Ana Amélia. 

Voluntários em Porto Alegre 

Em Porto Alegre, serão recrutadas cerca de mil pessoas, que passarão pela triagem da equipe responsável e serão acompanhadas por cinco anos. Os voluntários devem ser saudáveis e possuir entre 18 e 59 anos, exceto gestantes. Para participar é necessário agendar pelo telefone 51 3320-3000, ramal 2031. 

Avaliação de mecanismos imunológicos 

O estudo no Hospital São Lucas é coordenado pela pesquisadora do Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) e professora Cristina Bonorino, tendo como responsável clínico o chefe do Serviço de Infectologia do Hospital, Fabiano Ramos. Além dos testes em voluntários, Porto Alegre participa de uma pesquisa sobre a resposta imune que a vacina gera no organismo, avaliando quais mecanismos imunológicos são acionados para gerar memória. Essa segunda análise será única no país e ocorre nos laboratórios de Imunologia Celular, do IPB, e de Imunologia do Estresse, da Faculdade de Biociências da PUCRS.



Texto: Eliane Iensen
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul