Theatro São Pedro está de aniversário nesta quinta
Publicação:
O teatro mais antigo de Porto Alegre completa 161 anos nesta quinta (27/6). Construído em um dos pontos mais altos do Centro Histórico da capital, o teatro era desejado por governantes e população da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul desde o Período Colonial. Em 1833 (Porto Alegre tinha cerca de 12 mil habitantes), foi emitida uma carta de título de doação do terreno para o início das obras, com projeto arquitetônico de estilo neoclássico de Filipe de Normann. O mesmo arquiteto assinou a construção de um prédio gêmeo, que ficava ao lado do teatro e foi destruído por um incêndio em 1949, dando lugar ao atual prédio do Palácio da Justiça, obra símbolo da arquitetura modernista brasileira.
As obras de construção do Theatro São Pedro pararam durante a Revolução Farroupilha, que eclodiu em 1835. A revolução encerrou em 1845 e, dois anos depois, a construção foi retomada, após empréstimo obtido dos cofres provinciais. Finalmente, em 27 de junho de 1858, o prédio foi inaugurado sob a presidência de Ângelo Moniz da Silveira Ferraz, o Barão de Uruguaiana. Na ocasião, representou-se o drama Recordações da Mocidade. Em 1862, o Theatro São Pedro tornou-se definitivamente patrimônio público.
Eva Sopher
Nascida em 1923, em Frankfurt, na Alemanha, Eva Margareth Plaut fugiu do regime nazista com sua família para o Brasil. Na época, com apenas 13 anos, teve que aprender outro idioma, cultura e, o mais importante, o respeito às diferenças.
Em 1960 mudou-se para Porto Alegre, onde começou a atuar na área cultural. Após tornar-se conhecida pelo trabalho como produtora na Pró Arte, foi convidada a assumir, em 1975, o desafio de coordenar as obras de reconstrução do Theatro São Pedro, interditado dois anos antes em função do mau estado de conservação e precárias condições de segurança.
Com a criação da Fundação Theatro São Pedro, em 1982, Dona Eva passa a responder por sua presidência. A reinauguração do teatro ocorre em 28 de junho de 1984, em noite de gala, com a apresentação da Ospa, sob o comando do maestro Radamés Gnatalli. Fechando a noite, o grupo gaúcho Cem Modos encenou o espetáculo O Julgamento do Cupim.
A Presidente da Fundação Theatro São Pedro, uma das mais respeitadas administradoras culturais do Brasil, faleceu no dia 7 de fevereiro de 2018.
Texto: Diego da Maia/Ascom Theatro São Pedro, com colaboração de Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Secom