Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

TranspoSul movimenta setor e prevê R$ 100 milhões em negócios

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL: 15.07.14 Solenidade de abertura da 16ª Transposul - Feira e Congresso de Transporte e Logística.  Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Evento vai contar com 25 palestrantes e painelistas, além de cerca de 100 expositores de todo o Brasil - Foto: Caroline Bicocchi

A 16ª edição da Feira e Congresso de Transporte e Logística (TranspoSul) foi aberta oficialmente nesta terça-feira (15), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O evento, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), ocorre até 17 de julho e contará com a presença de 25 palestrantes e painelistas, além de cerca de 100 expositores de todo o Brasil. O segmento representa aproximadamente 7 mil empresas no RS. Autoridades federais, estaduais e municipais participaram do evento.

A TranspoSul é considerada o maior evento do segmento após a Fenatran - Salão Internacional de Transporte, em São Paulo. Das 100 empresas expositoras, 30 delas são estreantes e apresentarão novidades em caminhões, equipamentos, autopeças e as vedetes na área de tecnologia de gestão de riscos e processos.

O governador Tarso Genro ressaltou a importância do trabalho conjunto com o setor na questão de reestruturamento dos pedágios no Estado. “É necessária uma parceria sólida e duradoura com o segmento para a construção de uma reforma logística, fundamental para o país”, afirmou.

“As empresas querem vender e precisam se mostrar”, avalia o presidente do Setcergs, Sérgio Gonçalves Neto. “Nós mantemos um amplo e produtivo diálogo com as três esferas de governo, o que demonstra a importância e o reconhecimento do setor na construção da reforma logística que o país necessita”, completou.

O coordenador do evento, Leandro Bortoncello, aposta no sucesso dessa edição. “A feira deverá crescer pelo menos 30% em tamanho e movimentação. O congresso da Transposul terá um time de primeira linha, que traçará cenários para a atividade de transportes do País,” explicou.

O empresário Paulo Vicente Caleffi, de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, falou sobre a organização do setor. “No Rio Grande do Sul nós estamos bem preparados para superar desafios. Tudo que se faz na área do transporte se faz de forma coletiva. O transportador gaúcho está organizado”, destacou.

A atividade reúne congresso e feira de negócios com características multimodais. Apresenta, em três dias de evento, as novidades tecnológicas dos maiores fabricantes de caminhões, pneus, distribuidores de combustíveis e fornecedores do ramo de implementos do país, além de modernos sistemas, equipamentos e serviços voltados para a logística e multimodalidade. 

TranspoSul

No mercado de transporte e logística, a TranspoSul é a vitrine exclusiva onde empresas mantém contato direto com os empresários deste setor. É o ponto de convergência dos produtos e serviços que fazem a diferença neste competitivo mercado. A cada edição firma-se como o mais renomado evento da região sul no segmento. Com um público seleto e de alto poder de decisão, a TranspoSul conta com a presença de empresários e gestores do setor de transporte de carga, logística, transporte de passageiros e transportadores autônomos. 

Segundo a coordenação do evento, a última edição da TranspoSul atraiu aproximadamente 13,5 mil pessoas durante os três dias de realização. Em movimentação e negócios, foram mais de R$ 135 milhões em caminhões e implementos rodoviários, que corresponde a 479 caminhões e 25 implementos sem reboque.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Secom  

Portal do Estado do Rio Grande do Sul