Travessia Porto Alegre/Guaíba agora é oficial
Publicação:
O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial, a súmula do contrato assinado entre a Secretaria de Infraestrutura, Superintendencia de Portos e Hidrovias, SPH, Secretaria de Obras, Metroplan e Empresa Catsul, que garante o início da prestação do serviço nesta quinta-feira (27). A primeira travessia de passageiros entre os dois municípios, por hidrovia, já tem hora marcada para começar. Será a partir das 14h30, com a presença do governador Tarso Genro.
A assinatura e publicação oficial do contrato de prestação do serviço era o que faltava para que o trabalho começasse com a segurança jurídica necessária. Este é um desejo antigo de mais de 30 anos de duas comunidades que hoje enfrentam o trânsito caótico das BR 290, diariamente para chegar ao trabalho ou voltar para casa, disse o superintendente Vanderlan Vasconselos. A travessia, segundo ele, traz uma qualidade de vida diferenciada às pessoas que hoje tem apenas a rodovia como alternativa de transporte. Com a travessia em funcionamento, os usuários farão o trajeto Porto Alegre/Guaíba em apenas 20 minutos, metade do tempo que hoje é realizado pelo transporte convencional.
Para que o transporte acontecesse, a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) não mediu esforços para a liberação da hidrovia. O trecho de 14,8 quilômetros conta com sinalização luminosa e foi feito a partir de uma traçad natural de hidrovia, identificado por meio de estudos batimétricos no leito do Guaíba.
Texto: Cristiane Franco
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305