Três novas exposições do IEAVi que concorrem ao Prêmio de Artes Visuais
Publicação:
Nesta quinta-feira (27), às 19h, o Instituto Estadual de Artes Visuais ( IEAVi) abre mais três exposições que concorrem aos Prêmio IEAVi de Artes Visuais. Na Galeria Augusto Meyer, da Casa de Cultura Mario Quintana, a exposição Objeto de Fixação, de BonGiovanni; no Espaço Maurício Rosemblat, também na Casa de Cultura Mario Quintana, a exposição é Fazer um Livro, de Vitor Butkus e Mayra Martins Redin, enquanto que na Fotogaleria Virgílio Calegari a mostra é Subversões do Tempo, de Neca Sparta.
A exposição Objeto de Fixação, de BonGiovanni, trata-se de uma instalação específica para o espaço, além de alguns desenhos/projetos e uma maquete. A essência do trabalho está na reconfiguração espacial e no acúmulo de fragmentos do ambiente. As aulas de Desenho e Colagem ministradas pelo artista serão realizadas de 24 a 27 de novembro, a partir das 14h, além de um encontro, dia 24 de novembro, às 15h, no evento Diálogos Visuais, aproximações que oportunizam ao público conversar com o artista e se apropriar da proposta conceitual da exposição.
Subversões do Tempo
Na Fotogaleria Virgílio Calegari a mostra é Subversões do Tempo, de Neca Sparta. A foto-instalação é composta por uma coleção de 60 imagens antigas vendidas e lançadas ao mercado de colecionadores. Dando uma sobrevida a essas imagens descartadas, a artista subverte os sentidos e os referênciais das pessoas retratadas com interferências, nas quais utiliza a linha de bordar. Neca conversa com o público dia 17 de novembro às 18h.
No Espaço Maurício Rosemblat, da Casa de Cultura Mario Quintana, a exposição é Fazer um Livro, de Vitor Butkus e Mayra Martins Redin. Em pauta, as atividades da escrita e da leitura e mesmo que a palavra livro esteja em destaque no título da exposição, os artistas recorrem a modos de apresentação diversos, como a instalação, o postal, além do livro de artista. Eles participam dos Diálogos Visuais no dia 28 de novembro às 19h.
As três exposições cocorrem ao Prêmio IEAVi - Incentivo às Produções Visuais, que corresponde a R$ 10 mil, sendo uma das 18 selecionadas no edital, todas promovidas nos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana, até junho de 2012.
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305