Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tricoteiras entregam mais de 100 peças para a Campanha do Agasalho

Publicação:

As roupas infantis são alguns dos itens mais solicitados para doação
As roupas infantis são alguns dos itens mais solicitados para doação - Foto: Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini

O Palácio Piratini ficou mais colorido com as peças que as tricoteiras da Casa do Artesão entregaram para a Campanha do Agasalho. Elas participaram do Tricotaço Solidário, no dia 30 de julho, quando ensinaram moradores de Porto Alegre a tricotar. Como nem todas as roupas ficaram prontas naquele dia, a entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (18).

“É muito legal saber que esse casaquinho que eu fiz vai aquecer uma criança que precisa. Eu até me emociono”, disse Maria Lina de Souza, 83 anos, uma das simpáticas artesãs do Programa Gaúcho do Artesanato, promovido pela FGTAS.

As 111 peças de tricô foram entregues à primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e para o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins. A lã utilizada (800 novelos) foi doada pelo Sindilojas de Porto Alegre. “Estou encantada com o trabalho delas. É difícil conseguir roupinha de criança. Que bonito ver essa rede de solidariedade para ajudar quem mais precisa”, falou Maria Helena.

As roupas de tricô somam-se às milhares de peças que a Central de Doações da Defesa Civil já arrecadou. Desde o começo do ano, já são mais de 336 mil itens doados, entre roupas, calçados, cobertores, roupa de cama, toalhas, alimentos não-perecíveis e leite. A maior parte, quase 295 mil itens, foi entregue a partir de 24 de maio, quando começou oficialmente a Campanha do Agasalho 2017.

Depois da entrega, as artesãs visitaram o Palácio Piratini e conheceram a história do prédio.


As artesãs participam do Programa Gaúcho do Artesanato / Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini

O chefe da Casa Militar lembrou que é importante continuar a mobilização. “Tivemos um inverno atípico, com muitos dias quentes. Mas a Central de Doações funciona o ano todo, porque precisamos estar preparados para qualquer reviravolta no clima, inclusive chuvas fortes”, alertou o coronel Martins.

A Central de Doações funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), localizado na Avenida Borges de Medeiros, 1.501, no Centro de Porto Alegre.

Confira outros pontos de coleta da Campanha do Agasalho:

- Órgãos públicos estaduais;
- Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros;
- Supermercados Zaffari;
- Rodoviárias municipais;
- Cabify (peça o serviço pela categoria AGASALHO e doe);
- Shopping Total (em frente à loja França);
- Shopping Iguatemi (ao lado do Balcão de Informações, no acesso A, entrada pela Avenida Nilo Peçanha);
- IPE (Avenida Borges de Medeiros, 1945).

Texto: Vanessa Felippe/Ascom SDSTJDH
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul