Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Troféu Guri destaca personalidades que impulsionam o desenvolvimento

Publicação:

ESTEIO, RS, BRASIL, 26/08/2019 - O governador Eduardo Leite participou, na noite deste domingo (26/8), da 22ª edição do Trófeu Guri, criado em 1988 pela Rádio Gaúcha, do Grupo RBS. O troféu foi entregue a 10 personalidades de destaque que estimulam o dese
Leite entregou Troféu Guri para a delegada Nadine Anflor, primeira mulher a ser chefe da Polícia Civil no RS - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou, na noite deste segunda-feira (26/8), da 22ª edição do Trófeu Guri, criado em 1988 pela Rádio Gaúcha, do Grupo RBS. O troféu foi entregue a 10 personalidades de destaque que estimulam o desenvolvimento gaúcho em diversas áreas da atuação, entre as quais, o agronegócio. A cerimônia faz parte do calendário oficial da 42ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O governador lembrou que, neste ano, a Expointer tem como tema justamente a inspiração que vem do campo. “A inspiração vem do campo e da cidade, de homens e de mulheres, que merecem o justo reconhecimento pelo trabalho. Merecemos também, a partir dos exemplos deles, ter a inspiração para que possamos ter força e energia para seguir em frente”, explicou. Aos exemplos de façanhas do Estado, garantiu, podem ser buscados todos os dias. “Muito do que temos de bom está na nossa gente”, acrescentou.

A homenagem é uma das principais atividades culturais do Grupo RBS na Expointer. O Troféu Guri se inspira na canção Guri, de autoria de João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho, eternizada na voz de César Passarinho, que venceu o festival Califórnia da Canção Nativa em 1983.

ESTEIO, RS, BRASIL, 26/08/2019 - O governador Eduardo Leite participou, na noite deste domingo (26/8), da 22ª edição do Trófeu Guri, criado em 1988 pela Rádio Gaúcha, do Grupo RBS. O troféu foi entregue a 10 personalidades de destaque que estimulam o dese
“Muito do que temos de bom está na nossa gente”, disse o governador - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, explicou que a premiação tem um papel de materialização do propósito da empresa. “Temos orgulho das façanhas do nosso Estado. Os homenageados hoje são talentos, e deles nosso Estado é repleto. O exemplo dessas pessoas serve de inspiração para que motivem outras pessoas a fazerem a diferença”, argumentou.

A cerimônia deste ano foi conduzida pelos comunicadores Pedro Ernesto Denardin e Daniela Ungaretti. Desde a criação, o Troféu Guri já homenageou 218 pessoas de destaque em áreas de atuação. Embora reverencie o universo nativista, a premiação não é restrita às personalidades do mundo rural.

Entre os homenageados, estão grandes nomes do esporte, como a judoca Mayra Aguiar, cientistas, como a astrofísica Thaisa Bergmann (referência na pesquisa científica sobre buracos negros), e artistas, como o músico Thedy Corrêa, fundador da banda de rock Nenhum de Nós. O governador Leite entregou o prêmio à segunda agraciada, a chefe da Polícia Civil no RS, Nadine Anflor, primeira mulher a ocupar o cargo.

Vencedores do Troféu Guri 2019

- Otelmo Drebes, presidente da Lojas Lebes
- João Valduga, enólogo e sócio-proprietário do grupo Famiglia Valduga
- Gustavo Endres, ex-jogador de vôlei e campeão olímpico
- Nadine Anflor, chefe da Polícia Civil do RS, primeira mulher a ocupar o cargo
- Jefferson Simões, glaciologista, pioneiro das pesquisas brasileiras na Antártica
- Milton Castro, ginete mais premiado da história no RS; já ganhou sete Freios de Ouro
- Deise Nunes, empresária, quarta Miss Brasil do RS e primeira negra a vencer o concurso
- Serginho Moah, cantor gaúcho reconhecido nacional e internacionalmente
- Virgílio Bernardino de Lemos, pioneiro dos rodeios, considerado o “Paixão Côrtes” dos rodeios
- David Randon, presidente do conselho de administração da Randon

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul