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Tudo Fácil completa 25 anos de atividades

A primeira unidade foi inaugurada em Porto Alegre no dia 1º de junho de 1998

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Tudo Fácil Zona Norte, em Porto Alegre
Tudo Fácil Zona Norte, em Porto Alegre - Foto: Nabor Goulart/Secom

Com o objetivo de concentrar em um único local os serviços públicos mais procurados pelos cidadãos, foi inaugurada em 1º de junho de 1998, em Porto Alegre, a primeira unidade do Tudo Fácil. Ao longo de 25 anos, vários órgãos do Estado passaram a prestar, no mesmo endereço, serviços que até então eram realizados em locais diferentes, facilitando a vida da população.   

Gerido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Tudo Fácil oferece, em média, 60 serviços presenciais, que incluem a emissão de documentos essenciais, como a primeira via da identidade e do CPF, serviços municipais e de outros órgãos do Estado, como DetranRS, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e IPE Saúde. Também fazem parte da lista os serviços de água e energia.   

“Expandir os serviços do Tudo Fácil significa trazer para milhares de cidadãos a comodidade de encontrar, em um único endereço, serviços essenciais. Queremos levar o Tudo Fácil para centros de grande circulação e consolidá-lo como referência no dia a dia dos gaúchos”, afirma a titular da SPGG, Danielle Calazans.  

Porto Alegre possui atualmente duas unidades: o Tudo Fácil Zona Norte, inaugurado em 2006, que funciona no terceiro andar do Bourbon Shopping Wallig (Av. Assis Brasil, nº 2611) e atende moradores de bairros próximos e da Região Metropolitana; e o Tudo Fácil Zona Sul, aberto em 2010 no bairro Tristeza (Av. Wenceslau Escobar, 2666). As duas unidades atingiram em 2019, ano anterior ao início da pandemia, a marca de 1,2 milhão de pessoas atendidas. Até o final deste ano, será inaugurada uma terceira unidade, no POP Center, região central da Capital.  

O Tudo Fácil também está presente em quatro munícipios do interior: Lajeado, Caxias do Sul, Passo Fundo e Rio Grande. No segundo semestre de 2023, está prevista a inauguração de uma quinta unidade no Sul do Estado, em Pelotas.  

Desde o início do ano até ó final de maio, as seis unidades do Tudo Fácil no Estado realizaram 273.380 atendimentos, sendo 92.411 no interior, 138.331 na Capital (108.989 apenas na agência da Zona Norte) e 42.638 por ouvidoria, chat e teleatendimento.   

Autoatendimento 

Em novembro de 2022, foi inaugurada uma unidade de autoatendimento do Tudo Fácil no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), instalada no andar térreo do prédio. O local possui 10 estações que oferecem acesso aos serviços digitais disponíveis no site rs.gov.br.  

A plataforma unificada de serviços do governo do Rio Grande do Sul disponibiliza 94% de seus 739 serviços digitalmente. A média de acessos mensais aos serviços do Estado em todas as suas plataformas é de 5,5 milhões.   

Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG 
Edição: Rodrigo Toledo frança/Secom

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