Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Turismo unido

Publicação:

Por Luiz Fernando Rodriguez Júnior

O Vale do Taquari, região mais atingida pelas chuvas, tem revelado imenso potencial turístico, principalmente nos segmentos religioso, histórico e de natureza. A principal atração, o Cristo Protetor de Encantado, maior estátua de Cristo do país, junto ao Trem dos Vales, expandiu essa visibilidade para as cidades vizinhas. Infelizmente, o desastre natural chamou atenção da mídia por motivos opostos às belezas de tantos atrativos, e a região agora perde, também, o potencial deste importante vetor da economia: o turismo.

Diante de consequências tão devastadoras, todos os demais assuntos se tornam secundários, o foco agora é ajudar quem perdeu tudo, de todas as formas possíveis. A Secretaria de Turismo (Setur), além de contabilizar os equipamentos turísticos afetados, concentra esforços na mobilização junto às entidades públicas e privadas do setor. E o turismo, tão presente e afetado na região, tem força e potência, em toda a sua dimensão estadual e nacional, para estender essa mão solidária em ação conjunta do trade intitulada Turismo Unido.

O movimento (Setur, Abrasel, Abih, Sindha, ABBTUR, Sebrae e Transforma RS, Associação de Parques, Ugart, Abav, Sindtur, Serra Gaúcha, Segh, Apasg, Amturvales e prefeituras), em que todos são líderes, inclui diálogo constante com municípios e entidades para identificar as reais necessidades das vítimas, tais como doação de mobiliário, artigos de cama, mesa e banho, materiais de limpeza, além de dimensionar a oferta em pousadas e hotéis aos desabrigados. Também acontecem campanhas para arrecadar fundos à conta única aberta pelo governo estadual para este fim.
O setor turístico, também imensamente afetado pelos acontecimentos em outras cidades de regiões distintas, se uniu, se fortaleceu na própria rede empresarial do trade gaúcho que se mantém de pé e forte, para estender a mão a quem mais precisa e, consequentemente, colaborar na reconstrução do setor, que terá papel importante na recuperação da economia local.

O turismo no Vale do Taquari será resgatado e vai voltar a gerar emprego e renda para uma região que sempre tão bem acolheu seus visitantes e que agora depende de todos nós.

Secretário de Turismo em exercício

Portal do Estado do Rio Grande do Sul