TVE e FM Cultura apresentam programação especial sobre os 50 anos do golpe militar
Publicação:

O golpe de estado que colocou o Brasil em uma ditadura militar por 21 anos completa 50 anos no próximo dia 31 de março. Para relembrar esse fato que marcou a história do país, as emissoras públicas do Rio Grande do Sul TVE e FM Cultura apresentam programação especial já a partir do dia 24. O tema será destacado sob diversos enfoques, informando e trazendo exemplos de pessoas que viveram o período, contextualizando-o e também gerando reflexões sobre a cobertura da imprensa.
Na TVE, será exibida uma série de seis reportagens sobre o golpe, entre os dias 24 e 31 de março, no Jornal da TVE – 1ª e 2ª edições, às 12h30 e às 19h30. A produção de “1964: um Golpe na História” conta a trajetória de pessoas comuns que de alguma forma ajudaram na resistência à ditadura.
Poderão ser conferidas histórias de quem participou das lutas no centro do país e conseguiu sobreviver e os locais onde os militantes presos políticos sofreram a violência praticada pelo Estado: a Ilha do Presídio, o Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e os porões do antigo Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi).
A série também vai abordar como a ação da repressão e a censura atuaram dentro da maior universidade pública federal do Rio Grande do Sul, no teatro, nas charges e na imprensa. Também a transição para os dias em que as liberdades individuais estão preservadas constará das reportagens.
Também serão apresentados os programas Frente a Frente (27 de março, às 22h), Cidadania (31 de março, às 19h) e Mobiliza (1º de abril, às 23h30) sobre os 50 anos do golpe militar.
FM Cultura
Na segunda-feira, 31 de março, data em que se completam os 50 anos do golpe, a FM Cultura terá programação musical temática nos programas Manhã Popular Brasileira e Tarde Popular Brasileira. Em cada bloco da programação musical será veiculada uma música contextualizando a época em que foi composta, os principais hinos contra a ditadura, os maiores compositores e a verdadeira batalha contra a censura. Além disso, a rádio terá extensa programação destacando os seguintes temas:
Na Trilha da Tela – sábado, 29 de março, às 19h - Como o cinema brasileiro retratou o golpe e quais os principais diretores da época.
Tons e Letras – sábado, 29 de março, às 11h - Os destaques da literatura para os 50 anos do golpe de 1964.
Contracultura – sábado, 29 de março, às 20h - Como o rock abordou o golpe de 1964.
Cultura na Mesa – segunda-feira, 31 de março, às 2h - O impacto da cobertura dos jornais antes e depois do golpe de 1964.
Cantos do Sul da Terra – segunda-feira, 31 de março, às 13h - O programa aborda os golpes militares na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai e o cenário musical desta época, com os artistas mais significativos, e as músicas que foram fundamentais para denunciar as torturas, os crimes, o terrorismo de Estado.
Texto: Assessoria Fundação Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305