TVE estreia série sobre arte contemporânea mexicana
Publicação:
A faixa Recortes Internacional, na TVE, estreia na próxima quinta-feira (28), às 23h30, a série Galeria Plástica, que apresenta representantes da arte contemporânea mexicana. Serão exibidos dois audiovisuais por programa, cada um com cerca de 30 minutos de duração. O documentário também pode ser conferido aos domingos, às 22h.
O primeiro episódio trata de jovens artistas que seguem a linha da neofiguração, um modelo de arte que aproveita o expressionismo e que surgiu na metade do século 20 como reação ao abstracionismo. A seguir conhecemos o Grupo Azcapotzalco, formado por jovens pintores que se inspiram em seu entorno para compor suas obras.
Próximos episódios:
Quinta-feira, 04 de setembro, às 23h30 – Francisco Castro Leñero - “Austeridad Transparente”: Leñero tem o seu trabalho marcado pela utilização da cor, traços e formas geométricas.
Gabriel Macotela - “Travesia: de suma a babel”: Macotela nasceu em Guadalajara e estudou arte na escola de pintura e escultura La Esmeralda e na Escola Nacional de Artes Plásticas do México.
Quinta-feira, 11 de setembro, às 23h30 - Nahum B. Zenil - “En el que Muero”: Nahum utiliza em suas obras uma interpretação crítica e cultural do México.
Magali Lara - “Del Verbo Pintar”: Uma das mulheres com mais destaque na arte mexicana, Magali retrata em suas obras a natureza em sua constante transformação.
Quinta-feira, 18 de setembro, às 23h30 – Luciano Spano - “Trazos Deliciosos”: Conta a história e mostra o trabalho do pintor nascido na Itália mas que viveu boa parte de sua vida no México. Spano é entrevistado e fala sobre sua trajetória.
Yolanda Andrade e Elena Villaseñor - “Estructura y Caos”: A fotógrafa Yolanda é uma das mais representativas da geração de artistas que surgiu nos anos 1970 e a pintora e gravadora Elena costuma retratar guerras, o misticismo e a beleza espiritual.
Quinta-feira, 25 de setembro, às 23h30 – Kiyoto Ota - “Intransparencia”: Kiyoto Ota nasceu em Nagasaki, Japão, mas se mudou para o México para estudar arte na escola La Esmeralda. Com um trabalho minimalista, Ota busca inspiração cultural no seu país de origem e no país que o acolheu.
“Taller de Grabado - Julio Ruelas”: Espaço dedicado à arte contemporânea no México.
Quinta-feira, 02 de outubro, às 23h30 – Graciela Iturbide - “Ver y revelar”: A fotógrafa passou a utilizar a causa feminista como fonte de inspiração para os seus trabalhos a partir da exposição “Mujer Ángel".
Jorge Yazpik - “La voluntad de la piedra”: Yazpik se dedica à escultura em pedra e estudou na Escola Nacional de Artes Plásticas do México.
Texto: Assessoria Fundação Piratini
Edição: Redação Secom