Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

TVE exibe documentário sobre a morte do ex-presidente João Goulart no exílio

Publicação:

TVE exibe documentário sobre a morte do ex-presidente João Goulart no exílio
O documentário "O veneno do escorpião" será exibido na TVE nesta sexta- feira (8), às 20h30 - Foto: Divulgação

O documentário "O veneno do escorpião" sobre a morte do presidente João Goulart no exílio, será exibido na TVE nesta sexta- feira (8), às 20h30. Dirigido por Pedro Isaias Lucas e produzido pela Artéria Filmes, o filme foi um dos selecionados para a série "Documenta Rio Grande", financiada pelo edital Rio Grande do Sul Pólo Audiovisual - Histórias do Sul Pró-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria da Cultura.

O curta-documentário apresenta o ex-agente secreto uruguaio Mario Neira Barreiro, que depois de ser preso por tráfico de armas no Rio Grande do Sul, relatou ao Movimento de Justiça e Direitos Humanos o seu passado como espião, perito em interceptações de áudio e os serviços prestados para o regime militar uruguaio na década de 1970. Entre esses serviços, destaca-se a suposta "Operação Escorpião", que segundo o ex-agente tinha como meta inicial acompanhar todos os passos do ex-presidente João Goulart no exílio e que, a partir de certas circunstâncias, se converteu na missão encarregada de envenenar Jango valendo-se de sua fragilidade cardíaca. Os relatos de Mario Barreiro repercutiram na imprensa e estimularam o debate que deu origem ao pedido de exumação dos restos mortais do ex-presidente. 

O documentário reúne conversas gravadas com Mario Barreiro em dois locais diferentes: na empresa Carris de Porto Alegre, onde trabalhou como eletrotécnico para cumprir pena em regime semiaberto, e em uma garagem alugada por Barreiro. Além desse depoimentos, o curta também traz imagens de arquivo da repressão uruguaia e o depoimento do jornalista uruguaio Jorge Rodriguez, que há vários anos investiga o passado do ex-agente em Montevidéu.  

Ficha técnica 

Produção executiva: Artéria Filmes

Direção, roteiro, fotografia e montagem: Pedro Isaias Lucas

Direção de produção e assistência de direção: Marta Haas

Áudio: Leonardo Bracht e Lucas Finkler

Imagens de arquivo: Instituto João Goulart e Aurélio Gonzalez

Agradecimento especial: (MJDH) Movimento de Justiça e Direitos Humanos

Realização: Artéria Filmes 

O programa também vai ao ar no domingo (10), às 20h.


Texto: Clarice Passos/Ascom TVE
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul