TVE exibe mostra inédita de documentários sobre a realidade indígena

TVE exibe mostra inédita de documentários sobre a realidade indígena

A identidade de povos indígenas do Brasil é o destaque da mostra inédita Vídeo nas Aldeias, que vai ao ar na TVE de 26 a 30 de novembro. A partir do projeto, que é pioneiro na formação de cineastas indígenas no Brasil, o Vídeo Nas Aldeias tem longa trajetória e filmografia em que os índios brasileiros, ao mesmo tempo em que produzem suas próprias narrativas e imagens de si mesmos, lançam-se numa (re)elaboração da identidade de seus povos e questionam o lugar de alteridade que tradicionalmente ocuparam. Os filmes também conduzem o espectador a questionar seu lugar enquanto assistem aos documentários. A mostra Vídeo nas Aldeias tem o apoio cultural do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Criado em 1986, o Vídeo nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo desde o início foi apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha. Informações podem ser acessadas em www.videonasaldeias.com.br.

Confira a programação:

Segunda-feira, 26 de novembro, às 23h30

- Bicicletas de Nhanderú, dirigido por Patricia Ferreira e Ariel Duarte Ortega - 2011, 48min, Guarani-Mbya. Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.

Terça-feira, 27 de novembro, às 23h30

- Kiarãsã Yô Sâti, o amendoim da cotia, dirigido por Paturi Panará e Komoi Panará - 2005, 51min, Panará. O cotidiano da aldeia Panará na colheita do amendoim, apresentado por um jovem professor, uma mulher pajé e o chefe da aldeia.

Quarta-feira, 28 de novembro, às 23h30

- Mokoi Tekoá Petei Jeguatá, duas aldeias, uma caminhada, dirigido por Ariel Duarte Ortega, Jorge Ramos Morinico e Germano Beñites - 2008, 63min, Guarani-Mbya. Sem matas para caçar e terras para plantar, os Mbya-Guarani dependem da venda do artesanato para sobreviver. Três jovens Guarani acompanham o dia a dia de duas comunidades unidas pela mesma história, do primeiro contato com os europeus até o intenso convívio com os brancos de hoje.

Quinta-feira, 29 de novembro, às 23h30

- TsõRehipãri, Sangradouro e Desterro Guarani, dirigido por Divino Tserewahú, Amandine Goisbault e Tiago Campos Torres - 2009, 28min, Xavante. Em 1957, depois de séculos de resistência e fuga, um grupo Xavante se refugiou na missão Salesiana de Sangradouro, Mato Grosso. Hoje rodeados de soja, com a terra e os recursos depauperados, eles mostram neste filme suas preocupações atuais em meio a todas as mudanças que vêm vivenciando.

- Desterro Guarani, dirigido por Patricia Ferreira e Ariel Duarte Ortega - 2011, 38min, Guarani-Mbya. Ariel Ortega faz uma reflexão sobre o processo histórico do contato dos Mbya-Guarani com os colonizadores, e tenta entender como seu povo foi destituído de suas terras.

Sexta-feira, 30 de novembro, às 24h

- Kene Yuxi, as voltas do Kene, dirigido por Zezinho Yube - 2010, 48min, Huni Kui - Kaxinawá. Ao tentar reverter o abandono das tradições do seu povo e seguindo as pesquisas do seu pai, o professor e escritor Joaquim Maná, Zezinho Yube corre atrás dos conhecimentos dos grafismos tradicionais das mulheres Huni Kui auxiliado por sua mãe.

Texto: Assessoria TVE
Foto: Divulgação Vídeo nas Aldeias