Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

TVE Repórter sobre preservação da memória a respeito da ditadura Argentina

Publicação:

A Fundação Piratini promove nesta segunda-feira (26), às 19h, a exibição pública do TVE Repórter gravado especialmente em Buenos Aires, na Argentina, sobre a preservação da memória a respeito da ditadura militar no país. O evento acontecerá no Memorial do Rio Grande do Sul, situado na rua Sete de Setembro, 1020. O material produzido pela equipe da TVE revela o minucioso trabalho realizado pelo país vizinho para resgatar a história recente da Ditadura Militar.

Os números da Ditadura Militar na Argentina assustam: 10 mil torturados, 200 mil exilados, 500 crianças roubadas e 30 mil sequestrados e desaparecidos. No momento em que o Brasil e outros países latino-americanos buscam a verdade sobre os anos de ditadura, a equipe da TVE Repórter foi a Buenos Aires registrar como movimentos de direitos humanos, testemunhas, governo e cientistas reescrevem a história recente que o país vizinho chama de Terrorismo de Estado. O programa evidencia que por meio de investigação e estudo é possível apontar e responsabilizar as pessoas e setores civis que se beneficiaram com tantos assassinatos, preenchendo lacunas históricas e trazendo justiça, mesmo que tardia, às famílias atingidas.

O programa será exibido pela TVE em duas partes. A primeira no dia 28 de agosto, às 22h, e a segunda no dia 4 de setembro, também às 22h. O TVE Repórter tem horários alternativos às sextas-feiras, às 20h30, e aos domingos, às 17h. A produção, reportagem e edição do programa são de Daniela Bonamigo e Simone Feltes.

Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul