TVE será emissora oficial do Carnaval de Porto Alegre pelo terceiro ano consecutivo

Governador recebeu convite para acompanhar desfiles, que ocorrem no Complexo Cultural do Porto Seco

TVE será emissora oficial do Carnaval de Porto Alegre pelo terceiro ano   2024
Comitiva de representantes do Carnaval esteve no Caff para convidar Leite - Foto: Gustavo Mansur/Secom

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta quarta-feira (21/2), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), uma comitiva de representantes do Carnaval de Porto Alegre. O grupo entregou ao governador o convite para os desfiles, que ocorrem na sexta-feira (23/2) e no sábado (24/2), no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona norte da capital.

Participaram da entrega as presidentes do Comitê do Carnaval de Porto Alegre, Liliana Cardoso, e da União de Entidades Carnavalescas, Kelly Ramos, além da corte da festa e de líderes de escolas de samba.

O governo do Estado fará a transmissão do evento. Pelo terceiro ano consecutivo, a TVE, emissora pública vinculada à Secretaria de Comunicação (Secom), será a única televisão de sinal aberto a exibir ao vivo o Carnaval de Porto Alegre. Por meio de uma parceria com a prefeitura da capital, a TVE fará a cobertura completa dos desfiles das séries Ouro e Prata do Carnaval 2024, nos dias 23 e 24.

A liberação dos direitos de transmissão não implicou em custos adicionais para o Estado. “A TVE está, historicamente, envolvida com o Carnaval de Porto Alegre. Após a pandemia, esta é a terceira vez que a emissora colabora com a transmissão do Carnaval de Porto Alegre, tornando-se a TV aberta oficial do evento”, explica o diretor-geral da TVE, Caio Klein.

O jornalista Newton Silva, que trabalha na TVE desde 1998, já participou de várias coberturas do Carnaval em Porto Alegre e relembra alguns momentos dessa trajetória. “A TVE sempre trabalhou pautas sobre os preparativos do Carnaval. Em 2004, foi inaugurado o Complexo Cultural do Porto Seco, e a TVE passou a fazer coberturas dos desfiles ao vivo, trazendo radialistas especializados na temática. Esse tipo de cobertura virou uma tradição”, conta. “Os espectadores e integrantes das escolas têm muito carinho pela maneira como a TVE conduz a cobertura, pelo respeito às agremiações e profissionalismo.”

Transmissão

Uma estrutura especial está sendo preparada para a transmissão, que ocorrerá das 19h45 às 6h, na sexta (23/2), e das 19h às 6h, no sábado (24/2). O trabalho envolverá 80 profissionais no complexo cultural e no estúdio da emissora. Serão utilizados dez câmeras, grua, drone e uma câmera móvel com link para captar o áudio da bateria. Haverá cobertura na largada e na dispersão, além de narração dos desfiles. A empresa privada que venceu a licitação da prefeitura para organizar o evento fornecerá o estúdio e a unidade móvel que serão utilizados pela emissora no evento.

A TVE gravou vinhetas com as agremiações que desfilarão. Foram produzidos, no total, 19 clipes para as 18 escolas e uma tribo. Os vídeos contam também com a participação da Corte do Carnaval eleita para 2024. Além disso, foram gravados clipes com a Corte da Diversidade. As vinhetas estão sendo veiculadas desde 29 de janeiro.

A TVE, que completa 50 anos em 2024, tem sua programação apresentada no canal digital 7.1 e no streaming tve.com.br.

Sexta-feira (23/2) - Início dos desfiles às 18h40

• Bloco DMLU