Uergs abre 16 novos cursos de graduação e pós-graduação

Posse diretores regionais
Posse nas regionais - Foto: Alina Souza/Arquivo Palácio Piratini

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) abriu 16 novos cursos de graduação e especialização para ingresso no primeiro semestre de 2015. Na graduação, são 1.560 vagas em 23 municípios gaúchos, das quais metade é reservada a candidatos com baixa renda familiar e 10% são para pessoas com deficiência.

As novas graduações são: Bacharelado em Administração – Rural e Agroindustrial (Encantado, Erechim, Sananduva e São Francisco de Paula), Licenciatura em Ciências Agrárias (Vacaria), Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (São Luiz Gonzaga), Bacharelado em Agronomia (Três Passos) e Bacharelado em Gestão Ambiental (São Borja).

De acordo com o MEC, os cursos de graduação da Uergs a colocam na quarta posição no Estado e entre as 20 melhores do país. Os dados são do Índice Geral de Cursos de 2013, que avalia a qualidade da Educação Superior, divulgado em dezembro de 2014.

Também foram criados oito cursos de pós-graduação lato sensu em diferentes regiões do Estado, com aulas que se iniciam no primeiro semestre deste ano. São especializações nas áreas de Agricultura, Agroecologia, Gestão Educacional e Educação Especial, que serão oferecidas nas unidades em Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Guaíba, Osório, Sananduva, São Luiz Gonzaga e Tapes.

Todas as informações sobre número de vagas, cidades e turno dos cursos estão em www.uergs.edu.br.

Ingresso via Sisu - A Uergs utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso na maioria de seus cursos de graduação. Para participar do Sisu, o candidato deve se inscrever no site do MEC, de 19 a 22 de janeiro, utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além das graduações com ingresso pelo Sisu, a Universidade oferece o curso de Ciências Biológicas, ministrado em convênio com a UFRGS. O vestibular ocorre sempre no segundo semestre do ano, quando são disponibilizadas vagas em Ciências Biológicas: Ênfases Biologia Marinha e Costeira e Gestão Ambiental Marinha e Costeira, na Unidade Litoral Norte, em Osório.

CURSOS EM CADA UNIDADE

Alegrete - Pedagogia: Licenciatura (início das aulas no 2º semestre)

Bagé - Pedagogia: Licenciatura

Bento Gonçalves - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia