Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Uergs em São Borja oferta curso de sensoriamento remoto

Publicação:

A Unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em São Borja está com inscrições abertas para um minicurso sobre princípios de sensoriamento remoto. A formação é voltada a profissionais da área das ciências agrárias, engenharia, geografia e funcionários municipais e estaduais envolvidos na gestão urbana e rural. As inscrições poderão ser feitas até 11 de julho.

O curso de extensão pretende oferecer conhecimentos introdutórios que permitam realizar processamento de imagens de satélite e geração de mapas temáticos. Para isso serão criadas e manipuladas imagens multiespectrais a partir do uso de um programa de georreferenciamento e sensoriamento remoto (SIG’s). Serão cinco aulas, com início dia 14 de julho.

Serviço:

Minicurso de princípios de sensoriamento remoto

Local: Unidade da Uergs em São Borja (Rua Vereador Eurico Batista da Silva nº 64, 4ª andar)

Data: de 14 a 18 de julho

Hora: das 18h às 22h

Inscrições: até 11 de julho

Programação:

 

 

 

Atividade

 

Período/data

 

CH

 Aula 1

 

Interação matéria e energia. Efeitos da atmosfera. Fluxo radiante. Ângulo sólido. Radiância. Programa Spring. Ativação do banco de dados. Visualização do banco de dados da região e bancos disponíveis no site do Spring.

 

 14/7/14

 

 4h

 

 Aula 2

 

Sistemas sensores. Resolução espacial, temporal, radiométrica e espectral. Programa Landsat. Visualização de imagens multiespectrais no banco de dados. Formas de Aquisição de imagens.

 

 15/7/14

 

 4h

 

 Aula 3

 

Registro (georeferenciamento de imagens). Descompactação de imagens. Conversão usando o módulo impima. Registro modo tela.

 

 16/7/14

 

4h

 

 Aula 4

 

Processamento de imagens de satélite. Recorte de imagens. Operações aritméticas entre bandas. Índices de vegetação. Fatiamento. Classificação de imagens de satélite.

 

 17/7/14

 

 4h

 

 Aula 5

 

MNT (Modelo Numérico do Terreno). Missão SRTM. Grade altimétrica, isolinhas, visualização 3D. Geração de dados de declividade. Geração de mapas temáticos.

 

 18/7/14

 

 4

 





Texto: Daiane de Carvalho Madruga
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul