Um jovem cheio de futuro, por Alessandro Barcellos
Publicação:
Um nascimento costuma ser cercado de expectativas de sucesso e apostas no futuro. Em poucos anos, muitas mudanças acontecem. O novo ser, inicialmente frágil, passa a caminhar pelas próprias pernas, desenvolve seu pensamento, consegue expressá-lo e lutar por ele. Nessa trajetória, necessita de proteção e firmeza, para manter-se no caminho correto. Quando isso não acontece, enfraquece, perde o passo, mas, se encontra uma nova orientação, supera as dificuldades e pode tornar-se ainda melhor.
O Detran/RS é ainda muito jovem. Há 15 anos, nascia como autarquia, correspondendo ao desenvolvimento da questão do trânsito em todo o país. No mesmo ano, nascia o Código de Trânsito Brasileiro, trazendo uma nova visão e postura quanto à mobilidade de cargas e pessoas, refletindo, por sua vez, uma tendência internacional de valorização do tema.
No decorrer de seu desenvolvimento, o Detran/RS tornou-se referência nacional em aplicação do CTB, em modernização de processos, em visão avançada sobre trânsito. Seu objeto é o trânsito como espaço social, de convívio entre pessoas que se deslocam em diferentes modais, desde a pé até em um bitrem. Homens, mulheres e crianças, jovens e idosos, pessoas com pouca e com muita escolaridade, moradores de grandes centros urbanos e de pequenas localidades compõem o público com o qual o Detran/RS se relaciona, educando, orientando, registrando, formando, reciclando, aplicando a legislação.
Hoje, apesar de tão novo, o Detran/RS já tem uma história de maturidade. Fez sua opção com muita firmeza em direção à educação e à defesa da vida. Compreendeu que não pode obter resultados grandiosos sem apoio de outras forças sociais, e conquistou parcerias. Definiu-se por um trabalho que deve crescer continuamente, libertando-se de circunstâncias fortuitas e, por isso, trabalhou para transformar a Operação Balada Segura em lei estadual.
Como se diz para as debutantes, quem tem 15 anos está apenas no início da vida. Nós, do Detran/RS, porém, já temos orgulho do que foi construído neste período. A redução da acidentalidade é apenas um exemplo, mas talvez o mais significativo. Hoje, o Detran/RS olha com confiança para o futuro, como a população gaúcha olha com confiança para a autarquia. Ambos, Detran/RS e gaúchos, sabemos que estamos juntos e no caminho certo.
Alessandro Barcellos
Diretor-presidente do Detran/RS