Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de 1 milhão de mudas ajudarão a despoluir água da Bacia do Gravataí

Publicação:

Prestigiado pelo governador, projeto terá parceria da Secretaria do Ambiente para auxiliar na despoluição do rio Gravataí
Prestigiado pelo governador, projeto terá parceria da Secretaria do Ambiente para auxiliar na despoluição do rio Gravataí - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Recuperar áreas de preservação permanente e ampliar a oferta de água na Região Metropolitana são dois objetivos estratégicos de um projeto lançado pelo governo gaúcho nesta terça-feira (15). É a recuperação hidroflorestal da Bacia do Rio Gravataí, considerado o quinto mais poluído do Brasil. Para acelerar o início do trabalho, o governador José Ivo Sartori assinou um termo de cooperação que, além da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), envolve o Ministério Público e a ONG Instituto Etnia Planetária, de Caxias do Sul.

A partir de junho, mais de um milhão de mudas de árvores nativas serão plantadas em 710 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP). Elas correspondem a 450 pequenas e médias propriedades rurais da região conhecida como Banhado Grande, que inclui os municípios de Gravataí, Viamão, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. Nova Petrópolis também vai participar porque lá fica o viveiro que produz as mudas. A ideia é florestar, até dezembro de 2021, o entorno das nascentes e do curso do rio, isolando os animais. A proteção evita a contaminação e garante mais produção de água.

Conforme secretária Ana Pellini, "é fundamental proteger nascentes para melhorar oferta de água à população"
Conforme secretária Ana Pellini, "é fundamental proteger nascentes para melhorar oferta de água à população" - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, lembrou que é fundamental proteger as nascentes para melhorar a oferta de água. E destacou um ponto que considera fundamental para engajar os produtores do território mapeado: "A gente chama de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA). É uma recompensa financeira às famílias que conseguirem resultados em termos de quantidade e qualidade da água. Mas eles só vão receber o dinheiro se der certo. Isso é um diferencial do projeto".

Para aderir, o produtor deve assinar um termo de adesão com o Instituto Etnia Planetária, até 31 de maio. A ONG vai visitar as propriedades, avaliar o terreno e, depois, fazer o plantio. Tudo sem custo ao produtor. O instituto vai monitorar a evolução das mudas e, no fim do projeto, verificar a quantidade e a qualidade da água. A avaliação dos resultados servirá de base para calcular a recompensa financeira aos agricultores. Os valores serão definidos a partir de um plano de Pagamento por Serviço Ambiental.

Marco histórico

O projeto foi elaborado pelo Instituto Etnia Planetária, com o apoio técnico da Sema, e aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente. A recuperação da Bacia do Rio Gravataí é o único projeto gaúcho entre os 18 que foram selecionados, via edital, para receber recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Serão R$ 2,9 milhões só para o Rio Grande do Sul.

José Ivo Sartori: "Plantar um milhão de mudas de árvores nativas em propriedades rurais é marco histórico"
José Ivo Sartori: "Plantar um milhão de mudas de árvores nativas em propriedades rurais é marco histórico" - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Sartori destacou a importância e o alcance do projeto: "Entre tantas obrigações do Estado, uma delas é promover o desenvolvimento sustentável, que nada mais é do que o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Daí a importância desse termo de cooperação que estamos assinando para recuperar a vegetação da Bacia do Gravataí. Plantar um milhão de mudas de árvores nativas em propriedades rurais é, sem dúvida, um marco histórico! Fundamental para as atuais e futuras gerações".

Também participaram da solenidade a presidente do Ibama e representante do ministério do Meio Ambiente, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo; o procurador-geral do Ministério Público do Estado, Fabiano Dallazen; o presidente do Instituto Etnia Planetária, Marco Aurélio Migliavacca; o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein; e os prefeitos de Gravataí, Marco Alba, de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, e de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn.

00:00:00/00:00:00

Lançamento do projeto de recuperação hidroflorestal da Bacia do Gravataí

Lançamento do projeto de recuperação hidroflorestal da Bacia do Gravataí Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Vanessa Felippe
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul