Um Rio Grande que avança

Por Edson Brum

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados em setembro demonstram que a retomada econômica do Rio Grande do Sul se consolida cada vez mais. No primeiro semestre deste ano, a alta no PIB gaúcho é de 16,2% comparado com o mesmo período de 2020. O desempenho é superior ao observado no país, que ficou em 6,4%.

Este avanço é possível graças às reformas e ações iniciadas no governo Sartori e que tiveram sequência com o governador Eduardo Leite e respaldo da Assembleia Legislativa. Desde que assumimos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, ao invés de ficar reclamando, trabalhamos em busca de soluções. Assim, garantimos mais de R$ 533 milhões em investimentos.

Mais de 90 outros projetos de instalações ou ampliações de empreendimentos estão em avaliação via Fundopem. Temos confirmados ainda R$ 1,7 bilhão da JBS, R$ 2,75 bilhões da CMPC e R$ 352 milhões da BRF.

Modernizamos e desburocratizamos legislações de fomento à economia, como o Fundopem, que teve redução de mais de um terço no tempo para início da fruição do benefício; e o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi), estendido para atividades correlatas às indústrias.

Da mesma forma, foram criadas leis que incentivam setores importantes, como a Pró-Etanol, o Marco Legal do Gás, a Lei da Inovação, a Nova Tributação do Aço e o Decreto do E-Commerce. Trabalhamos ainda pela implantação e ampliação do Auxílio Emergencial Gaúcho, pelo adiamento da cobrança de ICMS do milho importado do Mercosul e a isenção do tributo das operações internas de farelo de arroz.

Fizemos mais: extinguimos o Diferencial de Alíquota (Difal), o "imposto de fronteira", um pleito histórico que lutamos intensamente; prorrogamos por 180 dias as taxas para abertura de empresas; disponibilizamos novas linhas de crédito do BRDE e Badesul; e criamos o RS Garanti e o Programa de Capacitação de Agentes Municipais de Desenvolvimento.

Vivemos um novo momento e temos a certeza de que faremos a nossa economia crescer ainda mais.

Secretário de Desenvolvimento Econômico