Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Um South Summit resiliente como os gaúchos

Publicação:

Por Simone Stülp

Em maio de 2024, um mês após mais um South Summit Brazil de sucesso, vivemos o mais trágico evento meteorológico da história do nosso Estado. Em um momento em que se impunham medidas urgentes para salvar vidas e reerguer o Rio Grande do Sul, começávamos a desenhar a edição de 2025 com a certeza de que ela precisava estar conectada à questão das mudanças climáticas e trazer contribuições valiosas para a nossa reconstrução.

Assim nasceu o tema norteador deste ano: Beyond Resilience (Além da Resiliência, em português), que guiou a construção de mais um South Summit de sucesso. Voltar a presenciar um Cais Mauá lotado e poder sentir a atmosfera pujante do evento nos mostrou que o povo gaúcho se apropriou da proposta desta edição.

Não nos entregamos; seguimos adiante e nos fortalecemos. Para além do sentimento, trata-se de uma constatação a partir dos números. A começar pelo RS Innovation Stage, palco que representa o ecossistema gaúcho de inovação e mostra toda a potência das nossas universidades, ambientes de inovação e empresas. Para este espaço, recebemos quase 400 propostas de painéis – um crescimento de 70% em relação a 2024 – e tivemos a árdua tarefa de selecionar pouco mais de 50.

Também precisamos ampliar o ambiente em mais da metade de sua capacidade para receber um público cada vez maior. Para aumentar a vitrine e atender demandas das nossas startups, criamos um momento dedicado a pitches, de forma que empreendedores – especialmente aqueles fortemente atingidos pela enchente de 2024 – pudessem destacar seus trabalhos e estabelecer novas conexões.

As startups gaúchas, aliás, também estiveram mais presentes nesta edição. As empresas daqui foram maioria entre as finalistas brasileiras da competição de startups. De 2.129 inscritas, apenas 50 chegaram à final. E das 28 do Brasil, 11 eram do Rio Grande do Sul.

Ainda cito o marketplace, local onde empresas expuseram suas inciativas a investidores e ao público em geral e que esteve absolutamente lotado em todos os momentos.

O sucesso do South Summit Brazil se deve ao fato de que os gaúchos entenderam a essência do evento: promover conexões que geram novos negócios. E quando a economia gira, conhecemos o círculo virtuoso que se forma. A vida das pessoas melhora e nos fortalecemos como sociedade.

Gosto de destacar que, embora o termo inovação possa parecer intangível, é sempre sobre pessoas que estamos falando. Sobre pessoas que desenvolvem ações ou tecnologias para melhorar a vida das pessoas.

Os três dias de intensas discussões e atividades no Cais Mauá são cruciais para tal finalidade, mas sabemos que os resultados ecoam o ano todo e a partir do que começa no evento – e não do que finda nele.

O South Summit Brasil 2025 foi um sucesso, mas não damos o jogo como vencido. Se temos a resiliência como lema, também temos como meta e desafio a superação. Então, que venha a melhor edição do South Summit Brazil já vista. Que venha 2026.

Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul