Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Unidade móvel do Tudo Fácil chega a Cidreira em 23 de fevereiro

Veículo adaptado para atendimento ao público percorre o Litoral Norte desde janeiro

Publicação:

Esta é uma descrição detalhada da imagem para fins de acessibilidade:

Visão Geral
A imagem registra a operação de uma unidade móvel do serviço Tudo Fácil em um ambiente externo urbano, sob luz solar intensa, indicando um dia claro.

O Veículo e o Atendimento
O Veículo: À esquerda, um ônibus ou van de grande porte está estacionado. A pintura do veículo utiliza as cores verde, amarelo e vermelho, com o logotipo "TUDO FÁCIL" em destaque na parte central branca.

Estrutura de Sombra: Um grande toldo branco está estendido da lateral do veículo, cobrindo a área de trabalho.

Equipe: Duas mulheres vestindo camisetas pretas (uniforme) manuseiam notebooks sobre mesas pretas posicionadas junto ao veículo. Uma delas está em pé e a outra sentada.

Organização: Barreiras de contenção com fitas pretas delimitam o espaço de atendimento e organizam a circulação.

Área de Espera e Público
Tenda de Espera: À direita, há uma tenda branca montada sobre um gramado.

Pessoas: Sob a tenda, cerca de cinco pessoas (incluindo adultos e uma criança) aguardam sentadas em cadeiras de plástico brancas e pretas. Elas vestem roupas leves e casuais.

Cenário de Fundo
Arquitetura: Ao fundo, elevam-se edifícios residenciais de vários andares, com sacadas arredondadas e detalhes em azul.

Entorno: Há árvores, vegetação baixa e uma rua pavimentada que contorna o local do evento.
Estrutura móvel reúne emissão de documentos, serviços digitais e atendimentos do IPE - Foto: Ascom SPGG

A unidade móvel do Tudo Fácil estará em Cidreira entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março, oferecendo diversos serviços a moradores e veranistas, como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento ocorrerá no estacionamento da prefeitura, localizado na Rua João Neves, 194, no Centro. O horário de funcionamento será das 9h30 às 12h e das 13h às 18h, sem expediente nos feriados. 

Cidreira será o quarto município do Litoral Norte a receber o serviço. Em janeiro, o veículo passou por Tramandaí, Xangri-Lá e Torres, somando mais de 4 mil atendimentos. 

A unidade móvel do Tudo Fácil iniciou as atividades em 11 de dezembro de 2025, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. A presença no Litoral integra a estratégia do governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), de ampliar o acesso aos serviços públicos durante o verão, período marcado pelo aumento da circulação de pessoas na região.  

Estrutura

A estrutura da Unidade Móvel do Tudo Fácil está preparada para oferecer atendimento completo aos cidadãos em qualquer ponto do Estado. O veículo dispõe de três guichês internos, sendo dois deles dedicados exclusivamente à emissão da CIN, e dois guichês externos para recepção e autoatendimento. A unidade é adaptada para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. 

Esta é uma descrição detalhada da imagem para fins de acessibilidade:

Visão Geral
A imagem mostra o interior de uma unidade móvel do serviço Tudo Fácil, adaptada como um escritório funcional. Uma funcionária realiza o atendimento a uma cidadã em um ambiente iluminado e organizado.

O Ambiente Interno
Parede de Fundo: É branca e exibe o logotipo "TUDO FÁCIL" em letras verdes e vermelhas. Ao lado, aparecem partes da identidade visual governamental com a inscrição ".gov.br".

Mobiliário: Há balcões e armários aéreos brancos, otimizando o espaço interno do veículo.

Equipamentos:

À esquerda, sobre um balcão, vê-se uma impressora multifuncional de grande porte com uma tela digital acoplada.

Sobre a mesa de atendimento, há um teclado preto e um equipamento fotográfico especializado (modelo 150Ci), utilizado para capturar fotos de documentos de identidade.

Há também frascos de álcool em gel e garrafas de água para uso da equipe.

As Pessoas
Atendente: Uma mulher de óculos e cabelos escuros presos está sentada atrás do balcão, vestindo um polo cinza (uniforme). Ela opera o computador durante o atendimento.

Cidadã: Uma mulher de camiseta branca está em pé, de costas para a câmera, sendo atendida pela funcionária.
Operação envolve equipe técnica e serviços integrados para moradores e veranistas - Foto: Ascom SPGG

Para solicitar a CIN, é necessário apresentar certidão de Nascimento ou de Casamento em versão original ou autenticada, em bom estado. Também é possível incluir informações complementares, como nome social, PIS/Pasep, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado Militar, Título de Eleitor e documentos profissionais, mediante apresentação dos originais. 

A operação é conduzida por uma equipe formada por motorista, seis atendentes e servidores do Departamento Central de Atendimento ao Cidadão – Tudo Fácil, vinculado à SPGG. Além da identificação civil, a Unidade Móvel oferece orientações digitais, como auxílio com senha do gov.br, além de serviços do IPE Previdência e IPE Saúde, entre outros. 

Sobre o Tudo Fácil 

Criado há quase trinta anos, o Tudo Fácil reúne, em um único espaço, serviços públicos em um modelo de atendimento integrado e híbrido. Atualmente, a rede conta com dez unidades em funcionamento no Rio Grande do Sul, localizadas em Porto Alegre (Centro, Zona Norte e Zona Sul) e nos municípios de Caxias do Sul, Gravataí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Está em andamento a implantação de unidades nos municípios de Canoas, Uruguaiana e Tramandaí.

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul