Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vacaria promove sua 9ª Feira de Pequenas Frutas, no final de semana

Publicação:

Conhecidas por seus benefícios para a saúde, devido à presença de antioxidantes, flavonoides, vitaminas e outros compostos de interesse nutricional, as pequenas frutas têm crescido em importância no Brasil, sendo a região de Vacaria um dos principais polos produtores e exportadores. E esta produção local vai ser a atração do município durante a 9ª edição da Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel, que ocorre de sexta a domingo (09 a 11), no Mercado Público Municipal. Além da comercialização de amora, framboesa, morango, mirtilo e physalis, também haverá oficinas gratuitas de receitas com pequenas frutas, atrações artísticas, oficinas de artesanato, mateada, caminhada e shows.

O evento é uma realização da Emater/RS-Ascar, juntamente com a Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Vacariense de Apicultores, Casa do Artesão, Associação dos Artesãos, Associação dos Produtores de Pequenas Frutas, Universidade de Caxias do Sul, e Instituto Federal de Educação. A Feira acontece a partir das 13h30min de sexta-feira (09). No sábado, inicia às 7h, e no domingo, às 9h.

Safra
Em Vacaria, a safra de pequenas frutas teve início em novembro, com a colheita da amora-preta, da framboesa e do mirtilo precoce. Neste mês, começou a colheita do physalis e das cultivares mais tardias de mirtilo. Já o morango é colhido praticamente todos os meses do ano no município, mas atinge o pico juntamente com as outras pequenas frutas, em dezembro. A qualidade das frutas, de maneira geral, está muito boa nesse ano, pois as precipitações menores favorecem a qualidade. A comercialização está ocorrendo sem problemas e os preços pagos aos produtores tiveram um bom aumento e recuperação em relação aos anos anteriores, explica o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Eduardo Pagot.


Agricultura familiar
A cadeia das pequenas frutas tem uma grande importância social em Vacaria, pois envolve direta e indiretamente mais de 500 famílias em sua produção, classificação, embalagem, comercialização, armazenagem e transporte. A produção está concentrada na agricultura familiar, sendo a principal fonte de renda para famílias consideradas de baixa renda e assentadas pela reforma agrária. Nos últimos anos, essa alternativa de produção contribuiu significativamente para a melhoria da renda e qualidade de vida dessas famílias, afirma Pagot.


Emater/Ascar-RS
A Emater/RS-Ascar atua diretamente na assistência técnica e no apoio à organização dos produtores, de forma associativa e cooperativa. O último empreendimento, formado neste ano, foi a Coppefrutas, com o objetivo de atuar na área de agroindustrialização, resfriamento, congelamento e comercialização de pequenas frutas. Nos últimos anos também temos dado ênfase à melhoria da qualidade das frutas, através do incentivo ao uso das boas práticas agrícolas e implantação do caderno de campo, que serve para registro de todo o manejo e produtos utilizados na produção de pequenas frutas, sendo um instrumento de controle de qualidade e rastreabilidade, afirma o agrônomo da Emater.


Dados da produção de pequenas frutas no município
Amora-preta
Área: 78 hectares
Produção obtida/estimada: 785 toneladas
Produtores: 102 produtores

Framboesa
Área: 10,4 hectares
Produção obtida/estimada: 97 toneladas
Produtores: 16 produtores

Mirtilo
Área: 20,3 hectares
Produção obtida/estimada: 106 toneladas
Produtores: 15 produtores

Morango
Área: 68,5 hectares
Produção obtida/estimada: 2325 toneladas
Produtores: 69 produtores

Physalis
Área: 03 hectares
Produção obtida/estimada: 24 toneladas
Produtores: 02 produtores

Total de pequenas frutas
Área: 180,2 hectares
Produção obtida/estimada: 3337 toneladas
Produtores: 204 produtores


Texto: Rejane Paludo
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4309

Portal do Estado do Rio Grande do Sul