Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vacinação de indígenas começa dia 23 de abril

Publicação:

São Félix do Xingu (PA) - Cerca de quatro mil indígenas participam da Semana dos Povos Indígenas. O evento começou no sábado (15) e vai até quarta-feira (19), quando é celebrado o Dia do Índio (Thiago Gomes/Agência Pará)
No país, a intensificação da vacinação é realizada juntamente com a campanha contra a influenza em áreas indígenas - Foto: Thiago Gomes / Agência Brasil

A aldeia Van Kã, em Porto Alegre, foi escolhida para a solenidade de abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, na próxima terça-feira, dia 23 de abril. É uma estratégia da Organização Panamericana de Saúde (Opas) para intensificar e melhorar a cobertura vacinal dessa população, além de aumentar a vigilância epidemiológica de doenças que podem ser evitadas por intermédio de vacinação.

Ao todo, serão 26 aldeias inseridas no polo base de Porto Alegre, de um total de 140 existentes no Rio Grande do Sul. As demais serão vacinadas conforme calendários dos municípios e das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena. São cerca de 23 mil aldeados no Rio Grande do Sul, distribuídos em 65 municípios.

A vacinação total no Estado é considerada alta e chegou a atingir mais de 90% da população aldeada em anos anteriores. Em todo o Brasil, a intensificação da vacinação é realizada juntamente com a campanha contra a influenza nas áreas indígenas.

Durante 10 dias serão realizadas, além da vacinação, atividades de vermifugação, avaliação da saúde bucal, do estado nutricional e do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de cinco anos, acompanhamento de idosos e deficientes, triagem de doenças crônicas nos adultos, rodas de conversa para orientações específicas, entre outras atividades.

CRS acompanham atividades

Essas ações serão realizadas pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (Emsi) do polo base, que terá apoio dos profissionais das áreas técnicas do Distrito Sanitário Indígena do Interior Sul (Dsei-IS), além da parceria com os profissionais municipais.

As Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) da região auxiliam na divulgação das atividades nos municípios, bem como acompanhar as atividades.

As aldeias do polo base Porto Alegre estão distribuídas nos seguintes municípios, além da capital: Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Canela, Canguçu, Charqueadas, Cristal, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Estrela, Farroupilha, Lajeado, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, São Leopoldo e Tabaí.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul